Guia da Semana

O McDonald´s reuniu experiências eficientes de uso racional de água e energia elétrica já adotadas em seus restaurantes de todo o mundo. Construídos com as práticas mais avançadas no campo da sustentabilidade ambiental, os novos restaurantes McDonald´s privilegiarão energia limpa, fontes de grande eficiência energética, reutilização e consumo consciente de água, além do uso de materiais naturais, renováveis e reciclados.

Para reduzir o consumo de energia, os novos restaurantes privilegiam o aquecimento de água por luz solar. Eles têm uma maior área de janelas e paredes de vidro e empregam sensores para melhor aproveitamento da luz natural. Os vidros são recobertos com películas para não comprometer a eficiência do ar condicionado. Todas as luminárias fluorescentes foram substituídas por outras de menor potência e maior eficiência ou por lâmpadas tipo LED. Os restaurantes captam a água da chuva para uso não-potável, nos mictórios dos banheiros e descarga dos vasos sanitários.

Com o objetivo de diminuir o consumo de recursos naturais, a construção dos novos restaurantes emprega pisos de material reciclado, feitos com compostos de concreto e borracha e até de vidro de lâmpadas fluorescentes. A tinta é ecológica, de base mineral e dispensa o emprego de massa corrida. Os equipamentos de ar condicionado e de refrigeração são dotados de um sistema que utiliza fluido ecológico que elimina completamente o CFC que agride a camada de ozônio. Além disso, o sistema de ar condicionado é operado por um dispositivo que monitora as temperaturas interna e externa. Todos os restaurantes sob o novo conceito empregam a coleta seletiva de resíduos, com separação e aproveitamento dos recicláveis.

Atualizado em 7 Ago 2012.