Guia da Semana

Divulgação
Spaghetti alla putanesca do Walter Mancini Ristorante

O prato é tão apreciado em todo o mundo, que ganhou uma data em sua homenagem. Desde 1985, todo o dia 25 de outubro, diversos países - inclusive o Brasil - celebram o prato que, segundo alguns historiadores, teria sido criado pelos gregos e não pelos italianos, como pensam muitos.

De sua milenar origem até hoje, esta deliciosa iguaria ganhou incontáveis variações. Do tradicionalzinho spaghetti vieram o penne, o fusilli, além de outras inúmeras formas de preparo. Abaixo, aprenda a preparar duas: a Tagliarini com shiitake e rucuola e a Spaghetti ai frutti di mari. As receitas estão disponíveis no Walter Mancini Ristorante.

Tagliarini com Shiitake e Rucuola Alla Mancini


Ingredientes
40ml de azeite
200g de shiitale frescos, limpos e cortados em tiras
300g de molho pomodoro
100g de rúcula cortada em tiras bem finas
300g de tagliarini


Molho pomodoro
1 colher (sopa) azeite
5 tomates maduros sem pele e sem semente
3 dentes de alho
40ml de leite
50g de manjericão picado
Sal a gosto


Modo de preparo
Para o molho pomodoro, refogue o alho em azeite até dourar. Em seguida, acrescente os tomates cortados em tiras e o manjericão. Misture e deixe cozinhar em fogo brando por 10 minutos, com sal a gosto.

Acrescente o leite e apure um pouco mais. Apague o fogo e reserve. A seguir, refogue os cogumelos no azeite e adicione-os ao molho. Reserve.

Enquanto isso, cozinhe a massa com bastante água, um fio de óleo e sal a gosto. Escorra a água quando obtiver o ponto de cozimento al dente.

Junte a massa ao molho, acrescente a rúcula. Misture tudo delicadamente e sirva em seguida.


***

Spaghetti ai Frutti di Mari

Ingredientes
450g de robalo cortado em cubos
550g de camarão-rosa
300g de lula
180g de vôngoles
140g de marisco com casca
65ml de óleo de oliva
500g de spaghetti tradicional cozido al dente
Salsinha e cebolinha verde picadas a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Lave muito bem o peixe, os camarões, as lulas, os vôngoles e os mariscos. Em um pouco de água ou no vapor, dê um rápido cozimento nos camarões e nos mariscos. Numa panela, aqueça o óleo de oliva e refogue os camarões, o robalo, as lulas os vôngoles e, por último, os mariscos. Distribua a salsinha, a cebolinha e tempere com sal. Termine o cozimento com a panela tampada.

Montagem
Em um prato fundo próprio para massas, disponha o macarrão no centro do prato, já misturado com os frutos do mar. Decore com camarões e folhas de manjericão, servindo a seguir.


Serviço
Walter Mancini Ristorante
Rua Avanhandava, 126 - S.P

Atualizado em 7 Ago 2012.