Guia da Semana

Foto: Getty Image


Tendo como base tradicional a cachaça e suco de frutas, as batidas contam com uma infinidade de variações. Com diversos sabores e possibilidades de combinações, essas bebidas não param de se reinventar e figuram no cardápio de estabelecimentos que vão dos mais sofisticados aos mais simples. Para quem aprecia uma boa batidinha, o Guia da Semana selecionou alguns dos melhores endereços onde é possível encontrar a bebida, em cinco capitais brasileiras.

São Paulo

Bar do Luiz Fernando

Além do clima caseiro e da hospitalidade, o Bar do Luiz Fernando se destaca por seus drinques. Comandada pelo Sr. Luiz e pela Dona Idalina, a casa, que fica na zona norte paulistana, oferece 19 opções de batidas em seu cardápio. Figuram na lista sabores como amendoim com licor de cacau e vinho com morango, as mais pedidas pelos clientes.

Bar das Batidas

O Bar das Batidas, como o próprio nome sugere, é especialista na modalidade. Inaugurado em 1954, o estabelecimento é comandado por Narciso Moreira desde sua fundação. É ele quem prepara os drinques que fazem a fama da casa. Um dos diferenciais da casa é que os coquetéis são feitos à base de vinho ou vodca. Pinga, só se o cliente fizer questão.

MyNY Bar

O MyNY Bar é uma casa que serve drinques diferenciados. Um deles é o Penicilin, combinação de uísque, mel, gengibre e um toque do single malte Laphroaig. Outros que chamam a atenção no cardápio são o Prohibition Punch, feito com rum jamaicano, grand marnier, maracujá e suco de cramberry, e o Eclipse, que leva conhaque, licor de pêra, angostura bitter e pimenta. Além das batidas, o bar conta com discotecagem e música ao vivo.

Foto: Getty Image


Rio de Janeiro

Academia da cachaça

Fruto da iniciativa de três amigos amantes da branquinha, a Academia da Cachaça surgiu há 25 anos no Leblon. Para se ter uma ideia, hoje a casa vende 50 litros da bebida por mês só na composição de batidas. Isso equivale a 1,5 mil drinques. Com uma considerável variedade de sabores, o bar oferece até drinques light feitos com aspartame. Além disso, cada coquetel é feito com um tipo de cachaça diferente. A casa é referência no ramo e reconhecida internacionalmente.

Bar do Oswaldo

Localizado na Barra da Tijuca há mais de 60 anos, o Bar do Oswaldo é famoso tanto por sua idade como pelas batidas que serve. Coquetéis nos sabores de coco, caju, maracujá e amendoim saem como água do estabelecimento. Para acompanhar os goles, o cardápio da casa oferece porções como a de linguiça, acompanhada de cesta de pães, caldo de feijão e espeto de carne.

Porto Alegre

Barbazul Cocktail

Na ativa desde 1995, o Barbazul Cocktail Pub é conhecido em Porto Alegre por suas batidas exóticas. Com ambientes inspirados no universo dos piratas, a casa serve coquetéis como o Sex On The Beach, que leva vodca, licor de pêssego e suco de laranja, e o B-52, que é um misto de licor de café da marca Baileys, Kahlúa e Cointreau. Nos alto-falantes, reina o bom e velho rock n´ roll.

Foto: Getty Image


Salvador

Alphorria

Com um ambiente aconchegante e alternativo, o Alphorria fica em um antigo casarão no bairro de Santo Antonio. Iluminado apenas por velas, o estabelecimento oferece música ao vivo todos os dias. Entre os drinques mais procurados pelos frequentadores da casa estão a caipirosca de pinha e os coquetéis de fruta. Como acompanhamento, a dica é o camarão Alphorria, empanado com abacaxi.

Belo Horizonte

Café Cancun

Conhecido pelas caricaturas das caveiras da morte e outros símbolos da cultura mexicana que decoram seu ambiente, o Café Cancun tem a descontração como marca registrada. Entre as opções de batidas, destaca-se o coquetel El Matador, à base de tequila mexicana e suco de laranja. Para comer, as Flautas Mexicanas estão entre os ítens mais pedidos.


Atualizado em 7 Ago 2012.