Guia da Semana

Foto: disney.com.br

"Argh!! Não acredito que você vai misturar batata frita com sorvete!!!" Não foi a primeira vez que ouvi isso... Aliás, quem é do mundo "encantado" da alimentação e gastronomia sempre ouve essas frases clássicas!!!

Quem disser que nunca misturou ingredientes inusitados está mentindo!! Todo mundo já fez isso pelo menos uma vez na vida. E quando criança, então? Eu já presenciei as mais inusitadas experiências do tipo "Fandangos" com inseto crocante. Já ouviu falar dessa? E nem precisei cruzar as fronteiras do nosso lindo país pra presenciar um experimento desses. Todos têm sua mistura favorita, doce com salgado, doce com picante, fruta com queijo... E são essas misturas que aferventam o competitivo mundo gastronômico.

Ganha quem fizer os melhores experimentos nas melhores proporções e que agucem todos os sentidos. O próprio Remy de Ratatouille nos ensinou a degustar uma magnífica refeição e despertou todos os sentidos dos expectadores com as miscelâneas fabulosas dos ingredientes, cores, texturas, sabores... e toda essa mistura nos leva a ter sentimentos que nos lembram de situações gostosas, às vezes do passado... isso chama-se "Confort Food" e é exatamente o prazer em servir uma refeição que agrade em todos os sentidos.

E quanto à combinações conhecidas por serem tradicionalmente arriscadas? Quer um exemplo? Manga com leite! Quem nunca ouviu falar que não se pode jamais comer na mesma refeição manga e leite? Quanta balela!! Essa história existe há séculos, e eu posso garantir que é uma lenda que os senhores donos das terras, há muitos e muitos anos, inventaram somente para evitar que seus escravos roubassem as mangas de seus pés, afinal leite era a única refeição que eles tinham. Só não pode comer manga com leite que é alérgico a um dos dois...

Enfim, miscelâneas são muito bem vindas no nosso mundo! E quem souber de mais pode comentar!


Quem é a colunista: Carla Milani, apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas, e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela:
[email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.