Guia da Semana

Moderação à mesa

O segredo para perder peso com saúde é aprender a substituir os hábitos e os alimentos de forma adequada.

Foto: Divulgação/Mark Assessoria


Quem pensa que dieta e vida social não combinam, pode mudar de ideia. Manter uma vida saudável está longe de se tornar uma tarefa chata. Para conciliar as duas situações é preciso fazer um planejamento, sem ter que abrir mão de ocasiões especiais ou datas festivas com os amigos e a família.

Conversando com a nutricionista Gabriela Marcelino, que orienta os clientes da empresa Congelados da Sônia, aprendi alguns truques que desejo compartilhar com vocês.

 


- Se você vai jantar fora, confira o cardápio do site do estabelecimento com antecedência. Assim, você já chega sabendo o que vai pedir, optando por uma alimentação saudável e equilibrada.


- Quando for à churrascaria, evite comer frios como queijos amarelos, salame, presunto, entre outros embutidos. Recorra aos temperos leves como azeite e vinagre. Modere no sal por causa do sódio (ele é um vilão porque retém muito líquido).

- Quanto mais leve e de fácil digestão forem os alimentos, melhor para a saúde. O ideal é fazer pequenos lanches saudáveis, de três em três horas. Desta forma, quando for sair, não estará com aquela fome. Se for passar o dia fora, prepare um kit alimentação para evitar os beliscos. Existem empresas no mercado que aceitam encomendas de refeições light.


- Aprenda o momento de parar de comer. O ideal é parar e ainda sentir uma pontinha de fome. Não precisa limpar o prato só porque você pagou por ele. Especialistas explicam que isso pode ter um custo emocional muito alto, como arrependimento, insegurança e impotência. Sem esquecer o custo calórico.


- Em ocasiões sociais, tendemos a colocar a culpa na cerveja e nos petiscos. Na verdade, até mesmo esses alimentos podem ser consumidos se mantivermos nossa alimentação do dia a dia de forma saudável, sem excessos. Eles não precisam ser banidos da vida social. Devem fazer parte, porém, COM moderação. Procure alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água, sucos de frutas naturais, refrescos de frutas e água de coco. Deixe a bebida alcoólica para ocasiões especiais.

- Nos aniversários de crianças, cheios de guloseimas deliciosas e calóricas, o cuidado também precisa ser grande (ou todo o esforço da semana vai por água abaixo). Não leve o que sobrou da festa para casa. Tendo esses alimentos à disposição, as chances de sair da dieta são maiores.

- Não vá para as festas de estômago vazio. A técnica de não comer nada durante todo o dia - para depois aproveitar ao máximo - não é nada saudável. Chegar às festas com um apetite enorme vai pôr tudo a perder, pois você vai querer provar o que encontrar pela frente.

- Escolha o que vai comer. Procure avaliar, antes de fazer o seu prato, todos os alimentos disponíveis. Haverá sempre opções mais saudáveis como saladas, sucos, lanches naturais, assados, grelhados, salada de frutas. Encha o prato com estes alimentos.

- Faça com que esses eventos sejam exceções e não uma regra. Alguns deslizes, de vez em quando, são normais. O importante é não permitir que sejam frequentes. Tenha controle da situação.

- Considere tudo isto como um novo aprendizado, capaz de gerar novas atitudes que trarão mais leveza e alegria, sem a necessidade de mudanças radicais.


Leia as coluna anteriores de Renata Ribeiro:

Mi Buenos Aires querido

Paixão pela cozinha

 

 

 

Quem é a colunista: "Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é a preparação".

O que faz: Jornalista e consultora de Gastronomia.

Pecado gastronômico: Todos. Amo todo tipo de culinária.

Melhor lugar do mundo: Minha casa (principalmente a cozinha).

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Cold Play.

Fale com ela: renatabrasil@uol.com.br, ou siga seu Twitter e Facebook

 

 

Atualizado em 7 Ago 2012.

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