Guia da Semana

Moderação à mesa

O segredo para perder peso com saúde é aprender a substituir os hábitos e os alimentos de forma adequada.

Foto: Divulgação/Mark Assessoria


Quem pensa que dieta e vida social não combinam, pode mudar de ideia. Manter uma vida saudável está longe de se tornar uma tarefa chata. Para conciliar as duas situações é preciso fazer um planejamento, sem ter que abrir mão de ocasiões especiais ou datas festivas com os amigos e a família.

Conversando com a nutricionista Gabriela Marcelino, que orienta os clientes da empresa Congelados da Sônia, aprendi alguns truques que desejo compartilhar com vocês.

 


- Se você vai jantar fora, confira o cardápio do site do estabelecimento com antecedência. Assim, você já chega sabendo o que vai pedir, optando por uma alimentação saudável e equilibrada.


- Quando for à churrascaria, evite comer frios como queijos amarelos, salame, presunto, entre outros embutidos. Recorra aos temperos leves como azeite e vinagre. Modere no sal por causa do sódio (ele é um vilão porque retém muito líquido).

- Quanto mais leve e de fácil digestão forem os alimentos, melhor para a saúde. O ideal é fazer pequenos lanches saudáveis, de três em três horas. Desta forma, quando for sair, não estará com aquela fome. Se for passar o dia fora, prepare um kit alimentação para evitar os beliscos. Existem empresas no mercado que aceitam encomendas de refeições light.


- Aprenda o momento de parar de comer. O ideal é parar e ainda sentir uma pontinha de fome. Não precisa limpar o prato só porque você pagou por ele. Especialistas explicam que isso pode ter um custo emocional muito alto, como arrependimento, insegurança e impotência. Sem esquecer o custo calórico.


- Em ocasiões sociais, tendemos a colocar a culpa na cerveja e nos petiscos. Na verdade, até mesmo esses alimentos podem ser consumidos se mantivermos nossa alimentação do dia a dia de forma saudável, sem excessos. Eles não precisam ser banidos da vida social. Devem fazer parte, porém, COM moderação. Procure alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água, sucos de frutas naturais, refrescos de frutas e água de coco. Deixe a bebida alcoólica para ocasiões especiais.

- Nos aniversários de crianças, cheios de guloseimas deliciosas e calóricas, o cuidado também precisa ser grande (ou todo o esforço da semana vai por água abaixo). Não leve o que sobrou da festa para casa. Tendo esses alimentos à disposição, as chances de sair da dieta são maiores.

- Não vá para as festas de estômago vazio. A técnica de não comer nada durante todo o dia - para depois aproveitar ao máximo - não é nada saudável. Chegar às festas com um apetite enorme vai pôr tudo a perder, pois você vai querer provar o que encontrar pela frente.

- Escolha o que vai comer. Procure avaliar, antes de fazer o seu prato, todos os alimentos disponíveis. Haverá sempre opções mais saudáveis como saladas, sucos, lanches naturais, assados, grelhados, salada de frutas. Encha o prato com estes alimentos.

- Faça com que esses eventos sejam exceções e não uma regra. Alguns deslizes, de vez em quando, são normais. O importante é não permitir que sejam frequentes. Tenha controle da situação.

- Considere tudo isto como um novo aprendizado, capaz de gerar novas atitudes que trarão mais leveza e alegria, sem a necessidade de mudanças radicais.


Leia as coluna anteriores de Renata Ribeiro:

Mi Buenos Aires querido

Paixão pela cozinha

 

 

 

Quem é a colunista: "Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é a preparação".

O que faz: Jornalista e consultora de Gastronomia.

Pecado gastronômico: Todos. Amo todo tipo de culinária.

Melhor lugar do mundo: Minha casa (principalmente a cozinha).

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Cold Play.

Fale com ela: renatabrasil@uol.com.br, ou siga seu Twitter e Facebook

 

 

Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

12 restaurantes para ir com a galera em São Paulo

Lugares para você reunir a turma para comer bem

8 restaurantes para comer comida exótica em São Paulo

Lugares em São Paulo para provar comidas diferentes e de dar água na boca

Points gastronômicos para se sentir em Nova York

Viaje pela gastronomia americana sem precisar gastar dinheiro com passagem de avião

Olive Garden inaugura primeira unidade na Zona Leste; saiba mais!

Casa será inaugurada no dia 16 de outubro, no Shopping Aricanduva

Restaurante em Pinheiros oferece pizza pela metade do preço em outubro; saiba mais!

Durante todo o mês, um dos sabores do cardápio sairá pela metade do preço

7 restaurantes especializados em comida mineira que você precisa conhecer em São Paulo

Desfrute do melhor da comida mineira em casas especializadas

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.