Guia da Semana


Com tanta variedade de massas, era mesmo de se esperar que os molhos viessem também em grande número e em diferentes sabores; alguns mais suaves e outros marcantes.

O molho bolonheza é o mais popular de todos. Carne moída bem temperada e refogada com molho de tomate, cebola, alho e ervas. O molho ao sugo, por sua vez, é uma mistura de tomates cozidos com músculo de boi, cenoura, cebola, salsa e ervas. Quando os ingredientes estiverem bem cozidos, reserva-se a carne e o restante é passado num processador.

O molho pesto é outra marca registrada da cozinha italiana. Na receita, refogado de alho, azeite, manjericão, pinholes (tipo de fruto de casca dura típica da Itália), queijo pecorino e parmesão. Existem variações do molho que acrescentam o aliche ou substituem os pinholes por nozes ou castanhas.

O tradicional carbonara não poderia ficar de fora. Bacon e ovos são os principais ingredientes desse molho. O segredo é fritar bem o bacon e, em seguida, adicionar ovo batido à massa. O queijo parmesão ralado dá o toque final ao prato.

E para encerrar a lista de molhos tradicionais, resta ainda o de tomate em pedaços. Tomates sem pele nem sementes, refogado e cozido com cebola, alho, azeite e temperado com sal e açúcar para tirar a acidez. Folhas de manjericão fresco conferem charme e sabor inconfundível à receita.

Como combinar molhos e massas?
Molhos mais fortes e condimentados como o pesto e o bolonhesa combinam melhor com massas neutras, dentre elas o nhoque, o fettuccine, o talharim e o espaguete.

Molhos cremosos de queijo e molhos roses ficam muito bons com massas recheadas como o ravióli, capeleti, rondeli e caneloni.

Molhos neutros como o sugo combinam com todos os tipos de massa e agradam todos os paladares.



Conheça outros pratos típicos da Itália

Atualizado em 7 Ago 2012.