Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Muito além da horta

As prateleiras dos supermercados andam dando muito mais espaços para os alimentos orgânicos. A procura por eles aumentou nos últimos anos.

Foto: Getty Images


A preocupação com a saúde e o meio ambiente é um dos fatores que explicam o aumento da procura por alimentos orgânicos, em todo o mundo. Basta caminhar com mais atenção pelos corredores do supermercado para notar que esses produtos ganharam mais espaço nas prateleiras nos últimos anos.

Antes eram apenas algumas hortaliças e verduras caras. Hoje a oferta de produtos é bem maior (já é possível encontrar vinhos, cafés, cosméticos e até roupas feitas com algodão orgânico) e o preço está bem mais acessível.

Além de ser um produto limpo e saudável (sem agrotóxicos e sem aditivos químicos), é mais saboroso e o agricultor maneja de maneira equilibrada o solo e os recursos naturais, mantendo a harmonia do meio ambiente e conservando esses recursos a longo prazo.

E foi essa busca de uma vida mais saudável (pelo menos nos alimentos consumidos em casa) que me levou a conhecer o Sítio do Moinho, produtor de orgânicos localizado em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro. Lá fui guiada pela simpática Regina, que me mostrou todos os processos, do preparo da terra à seleção dos produtos que seguirão para os restaurantes do Rio e clientes.

O sítio fica num vale com verde abundante, cercado pela Mata Atlântica, e cheio de pássaros. A água utilizada na irrigação vem de um poço existente no local e os dejetos orgânicos produzidos lá, como folhas quebradas e descartadas na seleção, frutas passadas, cascas, entre outros, se transformam em adubo para enriquecer o solo.

Os proprietários do sítio começaram a plantar hortaliças em 1989 e hoje produzem outros alimentos, como legumes, algumas frutas, pães e bolos, tudo aprovado pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural), órgão paulista que fiscaliza e certifica, no Brasil, produtos orgânicos de acordo com normas internacionais.

A procura por turistas era tão grande que eles resolveram montar lá no sítio uma lojinha onde é possível comprar também outros produtos orgânicos, como laticínios, carne, grãos, cereais, sucos, conservas, cosméticos, doces e geleias, além de massas e molhos italianos produzidos sem agrotóxicos. Eles também têm uma sala onde são dadas palestras sobre o assunto. Querendo, é só agendar. Há também uma loja no Leblon, onde são servidos café da manhã, sanduíches, bolos e sucos.

E se você quer saber onde comprar produtos orgânicos na sua cidade (ou perto dela) confira os endereços no site do Ministério da Agricultura, na seção "Onde Comprar".

Quem é a colunista: Ingrid Brack.

O que faz: Jornalista e produtora.

Pecado gastronômico: Doces (qualquer um).

Melhor lugar do mundo: A minha casa.

Fale com ela: [email protected] ou acesse o seu blog


Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

Restaurantes em São Paulo com menu especial para o Dia das Mães 2021

Restaurantes

30 lugares para pedir delivery de parmegiana em São Paulo

Restaurantes

Mizuki Poke aposta em seis opções de pokes diferenciados; saiba mais!

Restaurantes

Starbucks lança combinações exclusivas para o delivery com 15% de desconto; saiba mais!

Restaurantes

Restaurantes em São Paulo para pedir delivery na Páscoa 2021

Restaurantes

Restaurante America lança Ovo de Páscoa Farofino em parceria com Carole Crema; saiba mais!

Restaurantes