Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Na cozinha de Katsuki

Blogueiro gastronômico mais famoso do Brasil abre restaurante em São Paulo.



Há pouco tempo, Marcelo Katsuki ainda trabalhava como consultor de imóveis em um dos maiores jornais de São Paulo. Formando em arquitetura, ele nem pensava em abraçar a área gastronômica, na qual acabou entrando sem muitas pretensões. Um cursinho de prato aqui, uma aula de receita ali, e quando se deu conta, já havia tomado gosto pela brincadeira.

Com o paladar aguçado, recebeu a sugestão de uma editora para criar um blog sobre gastronomia. Foi assim que surgiu o Comes & Bebes, um dos endereços gastronômicos mais visitados da blogosfera nacional. A página foi temperada com uma linguagem descomplicada, bem diferente daquela formalíssima (e chata) presente em publicações especializadas. Se valendo de tópicos curtinhos, virou referência para os usuários que pretendem conhecer uma boa casa em São Paulo, ou alguma receita nova.

Unanimidade no circuito virtual, Kats (como é conhecido na web) agora tenta a sorte no mundo real da gastronomia, como dono de estabelecimento, com a abertura do Na Cozinha, inaugurado em janeiro deste ano, em sociedade com o Chef Carlos Ribeiro.

Desvirtualizando

Instalado na rua Hadock Lobo, no bairro dos Jardins, a nova empreitada do rapaz é definida, em suas palavras, como um gastro-pub. Assim como no blog, a proposta principal é baseada na informalidade, do cardápio à decoração, com aposta nos ingredientes e receitas clássicas nacionais.

Alguns pratos, como o tradicional Filé Oswaldo Aranha, ganham nova cara na cozinha do local. O cardápio traz opções simples e baratas, como o Picadinho de filé mignon, arroz, feijão, farofa de ovo e banana caramelizada, oferecido no menu de almoço executivo (preço fixo de R$ 24,90). Outra boa opção é a feijoada, encontrada religiosamente às quartas-feiras, servida em um prato rústico de cerâmica.

Segundo Katsuki, a ideia é "levantar o sabor" de algumas receitas manjadas. O Tucupi, por exemplo, vem de Belém do Pará. Outras delas, como o Nhoque com Ragu de Galinha Caipira, são desconstruídas, com a preocupação de fazê-las de uma forma diferente. Antes do prato principal, está sempre presente uma broa salgada para abrir o apetite. Na hora de fechar o almoço, é a vez da Mousse de caipirinha.

Como todo restauranteur de primeira viagem, Marcelo ainda sofre um bocadinho com pequenos problemas. Logo na primeira semana, a máquina de cartão de crédito não tinha chegado a tempo. O ar-condicionado também foi vencido pelo baita calor que vem fazendo no verão paulistano. Mas nada que comprometa a proposta da casa.

Fome de trabalho

Visitar os melhores restaurantes da cidade, provar as receitas de casas famosas, ser amigo dos chefs... A vida profissional de Katsuki parece ser mamão-com-açúcar. Mas não é bem assim que funciona na realidade.

"Durmo umas quatro horas por noite", diz, sem bocejar. A rotina é apertada. Logo pela manhã, ele sai para comprar produtos para o restaurante. Passa por lá, deixa tudo, dá uma conferida no trabalho do pessoal, almoça, se der tempo, e já segue para o jornal, onde fica até altas horas da noite. Na volta, uma passada rápida no Na Cozinha, para apenas depois, enfim, partir para o sono dos justos, quando o relógio já marca duas da madrugada.

Para dividir a carga, Marcelo envolve-se mais com a área administrativa e gerencial do novo empreendimento. Quem manda ver entre pratos e panelas é o sócio, o chef Carlos, outro personagem que deu uma guinada profissional, quando deixou a carreira em comunicação para se dedicar à cozinha.

Mas entre uma jornada e outra, a maior preocupação do público ainda parece ser como ficará o blog. Segundo Katsuki, ele continuará muito bem, obrigado. Quem passar por lá pode conferir pelo menos um novo post diário, redigido pessoalmente pelo autor, sem atrasos. "Tenho de colocar pelo menos um post por dia, se não a pessoa não volta", garante.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com quitutes juninos

Restaurantes

Mr. Cheney lança cookie Paçoca Amor para celebrar as festas juninas; saiba tudo!

Restaurantes