Guia da Semana

Risoto sertanejo do chef Eduardo Duó
Foto: Vira-Lata

O risoto veio para ficar e instigar nossa criatividade e paladar. É um dos pratos da culinária italiana mais populares atualmente, e isso se deve a uma infinidade de qualidades: é econômico, prático, versátil, romântico e, quando preciso, sofisticado. Como base, requer obrigatoriamente apenas alguns ingredientes. São eles: arroz arbóreo, manteiga, cebola, vinho e caldo. O legal desse prato é que você também pode usar a sua imaginação. Tem algum tempero ou outro ingrediente que você goste muito? Então invente combinações e experimente no risoto! O importante é praticar o modo de preparo e fazê-lo a seu gosto, achando o ponto do arbóreo que lhe agrade e os sabores que mais satisfaçam o seu paladar.

Além dos diversos acompanhamentos possíveis, é muito provável que os ingredientes adicionais agradem os mais e menos exigentes. Quer exemplos? Para as pessoas que gostam de um prato mais simples, há o risoto "PF", que contém feijão fradinho, queijo coalho, salsinha e carne-seca. Já para os mais sofisticados, ou que curtem algo exótico, tem o risoto de cogumelos silvestres, risoto de morango, risoto de grãos, enfim, diversas opções.

Risoto de frutos do mar
Foto: Riso & Altro
Na hora de fazer, é importante lembrar que, para ter sucesso ao experimentar, é preciso ficar de olho no tempo de preparo, pois deve ser cuidadosamente feito na quantidade exata de caldo, nem mais, nem menos. À medida que o caldo é absorvido pelo arroz, mais líquido deve ser adicionado, gradativamente. Agora, quer uma dica que facilitará sua vida, diminuirá o tempo de finalização do prato, e o tornará ainda mais irresistível? Separe os ingredientes em recipientes, refogue a cebola e alho (opcional), coloque o arroz, e refogue mais alguns minutos. Adicione o vinho, deixe evaporar, acrescente os demais ingredientes, e vá, aos poucos, adicionando o caldo fervente ao arroz, mas sempre mexendo. Cozinhe metade do tempo que levaria, apague o fogo, cubra a panela, e reserve. Um pouco antes de servir, ferva o caldo e retome o procedimento do ponto onde parou e o finalize com manteiga e parmesão. Dessa forma, o seu tempo de preparo será reduzido pela metade, e os seus convidados ficarão apenas alguns minutos aguardando.

Um bom motivo para fazer risoto é que ele é um prato que acompanha diversas ocasiões, e pode variar dependendo para quem você vai servir. Se for para o namorado, sirva com vinho. É uma excelente combinação. Para o filho caçula, adicione batata palha. As crianças adoram. Para os amigos, faça algo moderno, sirva em cumbuquinhas. Já para um momento especial, chame alguém para fazer junto com você. Além de gostoso e divertido, pode surgir uma receita deliciosa! Invente, tente. Faça um prato diferente! Explore o seu lado gourmet!

Buon appetite!

Quem é a colunista: Renata Turkieniez Buosi, chef de cozinha.
O que faz: é banqueteira e apresentadora de um quadro de culinária no Programa Novas Idéias na TV Bandeirantes.
Pecado gastronômico: deixas de experimentar novos sabores.
Melhor lugar do Brasil: Bahia!

Fale com ela: [email protected] ou acesse o blog site.

Atualizado em 7 Ago 2012.