Guia da Semana

Quando se bebe cerveja em temperatura mais baixa (-3º a 0º C), o que sobressai é a refrescância. Cervejas leves como as Pilsen geralmente são servidas a uma temperatura em torno de 0ºC. Em temperatura mais alta (3º a 6º C) ocorre liberação mais intensa de aroma e sabor. Já as escuras e mais encorpadas podem ser servidas entre 8ºC e 12ºC. Dessa forma, percebe-se melhor sua complexidade. No entanto, quando se fala de cerveja não há normas rígidas em relação à temperatura, podendo combiná-la de acordo com a ocasião ou seu paladar.

Cada cerveja tem o seu copo específico, que ressalta características próprias de cada tipo. O copo da cerveja de trigo, por exemplo, tem um formato mais alongado. Sua parte superior é mais bojuda do que os copos comuns para evidenciar a espuma densa. Ela protege a temperatura e mantém o sabor e o aroma da cerveja. Detalhe: a tradição alemã diz que o brinde deve ser feito com a parte inferior do copo. Já os das cervejas ale têm um formato mais arredondado e se assemelham ao de conhaque. Essa forma permite melhor apreciação da espuma, da cor e do sabor.

Brilho, cor e cremosidade da espuma das cervejas pilsen são ressaltados quando servidas de forma correta e no copo apropriado. As tulipas e canecas pequenas, de cristal, são as mais indicadas, pois mantêm melhor o gás carbônico e a espuma. Resíduos de gordura ou sabão no copo são fatais para a bebida, pois deixam o líquido descaracterizado. Por isso, uma dica importante: os copos devem ser bem lavados e enxaguados.

Uma dica interessante é observar a espuma cremosa que revela a persistência e bom estado da cerveja. Sirva derramando apenas uma dose. Em seguida, incline o copo até 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe. Para sentir melhor o aroma é interessante girar o copo próximo ao nariz. Com este exercício, facilmente podemos observar as peculiaridades na degustação de cerveja.

Atualizado em 7 Ago 2012.