Guia da Semana

Na hora do gole

Detalhes que fazem a diferença na hora de degustar um boa cerveja.

Quando se bebe cerveja em temperatura mais baixa (-3º a 0º C), o que sobressai é a refrescância. Cervejas leves como as Pilsen geralmente são servidas a uma temperatura em torno de 0ºC. Em temperatura mais alta (3º a 6º C) ocorre liberação mais intensa de aroma e sabor. Já as escuras e mais encorpadas podem ser servidas entre 8ºC e 12ºC. Dessa forma, percebe-se melhor sua complexidade. No entanto, quando se fala de cerveja não há normas rígidas em relação à temperatura, podendo combiná-la de acordo com a ocasião ou seu paladar.

Cada cerveja tem o seu copo específico, que ressalta características próprias de cada tipo. O copo da cerveja de trigo, por exemplo, tem um formato mais alongado. Sua parte superior é mais bojuda do que os copos comuns para evidenciar a espuma densa. Ela protege a temperatura e mantém o sabor e o aroma da cerveja. Detalhe: a tradição alemã diz que o brinde deve ser feito com a parte inferior do copo. Já os das cervejas ale têm um formato mais arredondado e se assemelham ao de conhaque. Essa forma permite melhor apreciação da espuma, da cor e do sabor.

Brilho, cor e cremosidade da espuma das cervejas pilsen são ressaltados quando servidas de forma correta e no copo apropriado. As tulipas e canecas pequenas, de cristal, são as mais indicadas, pois mantêm melhor o gás carbônico e a espuma. Resíduos de gordura ou sabão no copo são fatais para a bebida, pois deixam o líquido descaracterizado. Por isso, uma dica importante: os copos devem ser bem lavados e enxaguados.

Uma dica interessante é observar a espuma cremosa que revela a persistência e bom estado da cerveja. Sirva derramando apenas uma dose. Em seguida, incline o copo até 45 graus, despejando o líquido devagar enquanto o colarinho sobe. Para sentir melhor o aroma é interessante girar o copo próximo ao nariz. Com este exercício, facilmente podemos observar as peculiaridades na degustação de cerveja.

Atualizado em 7 Ago 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Novidade: Restaurante Kyokuto, em Pinheiros, aposta em pratos típicos do Japão e Coreia

Rafael Dalla é quem assina o cardápio itinerante

4 restaurantes em São Paulo para comer bem e ainda ajudar refugiados

Conheça casas que oferecem comidas típicas dos lugares de onde seus proprietários vieram

Restaurante no Eataly lança novo cardápio com pizzas gourmet; confira!

Ovos mexidos, pera, quinoa e azeite trufado estão entre os ingredientes inusitados

Casquinha, sundae e milk-shake: Burger King lança linha de sobremesas com creme de avelã; confira!

Novidades já estão disponíveis em todas as lojas da rede por tempo indeterminado

Com pizzas de estilo napolitano e mais de 15 sabores de gelato, Forneria Pellegrini é nova opção gastronômica em SP

Casa no Baixo Pinheiros é opção para os amantes da culinária italiana

KFC lança sanduíche inédito no Brasil; confira!

Com hash brown na lista de ingredientes, o Dirty Louisiana já está disponível em todas as lojas da rede ;)