Guia da Semana

Foto: Getty Images


Pelo exotismo, raridade e alto grau de dificuldade para a execução das receitas, as carnes de caça são um prato cheio para quem aprecia a alta gastronomia. E há vários tipos, algumas, como coelho, javali e avestruz, são mais populares. Mas há opções que fogem do convencional, como a capivara e o jacaré. A carne desses animais tem, em geral, sabor forte e inusitado, além disso, agregam um tom de elegância peculiar ao serem servidos.

Outros quesitos atraem os apreciadores. Por viverem na vida selvagem, os animais se movimentam mais do que os de estimação e, por conta disso, a carne fica mais leve e magra. O segundo ponto é a alimentação. Mais rica, variada e natural do que a ração dada às espécies de cativeiro, enriquecendo o sabor de sua carne. No Brasil não é comum encontrar a caça genuína, porém alguns estabelecimentos oferecem boas carnes, das mesmas espécies, e seguem receitas tradicionais, que possibilitam grandes harmonizações. Confira alguns locais para apreciar as iguarias.

São Paulo

Situado na Berrini, o Veríssimo oferece de petiscos, como o vencedor do concurso Boteco Bohêmia 2009, o pirulito de rabada, a pratos elaborados como as trouxinhas de marreco, servidas com molho asiático, e as perdizes ao forno, acompanhadas de fetuccine de palmito pupunha.

Foto: Divulgação


Comandado pelo chef revelação em 2008, Henrique Fogaça, o Sal Gastronomia oferece o carpaccio de avestruz com beterrabas ao balsâmico, agrião, lascas de parmesão, mostarda Dijon (foto) e o ragú de javali com nhoque de mandioquinha e broto de beterraba.

Para quem aprecia petiscar acompanhado de uma cerveja, na região da Paulista, os fãs da gelada encontram a bebida de 14 países, além de variedades produzidas no interior do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Batizada com o nome do herói Asterix, o local oferece opções à base de animais de caça como a porção de linguicinha de javali e a chapa com linguiça de javali grelhada, acompanhada de batatas fritas, farofa e molho vinagrete.

No restaurante Era Uma Vez um Chalezinho a grande pedida da casa é o foudue de avestruz. A carne da ave tem sabor próximo a bovina, porém o teor de gordura é quatro vezes menor que a carne de frango. A casa oferece a iguaria preparada no consomê de vinho.

Há24 anos o Bar do Jô é um dos endereços prediletos de quem visita a região do Brás e do Pari. A casa tem um visual rústico e oferece muitas opções de petiscos e pratos. O grande sucesso do local são as codornas fritas, iguaria mais pedida. Cada uma vem à mesa polvilhada com alho e salsinha e podem ser combinadas com uma cerveja gelada.

Rio de Janeiro

Foto: Divulgação


No La Fiducia quem aparece e ganha destaque entre as demais iguarias são os pratos de caça como o filé de avestruz com batata rostie e o pato assado com purê de batata baroa (foto). Para que seu prato fique ainda mais natural, a casa possui uma cozinha com vidro temperado transparente, que permite que os clientes acompanhem a composição dos pratos.

Quem quer apreciar uma boa carne de caça e ainda ter uma vista privilegiada da Lagoa Rodrigo de Freitas, pode dar um pulo na La Forneria. Sucesso do cardápio é o filé de avestruz com fettuccine ao shiitake e manteiga de trufas e a cavaquinha alláa forneria, a qual vem flambada com champanhe acompanhada de noisette de maçã.

Fixado na Praça da Bandeira, um dos pólos gastronômicos da cidade, o Rampinha investe em pratos tipicamente portugueses. Entre os pratos , figuram as carnes exóticas como o filé de avestruz, a carne de pato, o javali, entre outras.

O Otto Bar & Restaurante, na Tijuca, abre anualmente as portas para a Temporada de Carnes de Caça e Exóticas. Realizado pela quinta vez, o evento gastronômico, acontece entre abril e maio e traz uma grande variedade de carnes, temperos e acompanhamentos. Entre as opções mais cotadas estão a paca, capivara, javali, lebre e cateto. Há também sabores mais exóticos como o marreco, codorna, galinha da Angola e avestruz. Para quem perdeu a data, a casa oferece fixo em seu menu a costelinha de javali, servida com molho barbecue ou gengibre e mel.

Bahia

O restaurante Amado, em Salvador, une iguarias com requinte de culinária contemporânea. Dessa forma, surgiram pratos como a paca assada com favas e feijões e o carré de capivara com salada ao molho de jabuticabas, que levam a assinatura do chef Edinho Engel. A casa realiza também um Festival de Caças anualmente, que lota o estabelecimento no mês de abril.

Belo Horizonte

O Quintal Pampulha oferece muitas opções de carnes de caça como jacaré, vitelo, javali, rã, codorna e entre elas, está um dos carros-chefe do local, a linguicinha de avestruz ao molho de capim limão, servida como entrada ou petisco. Vale lembrar que algumas dessas opções são preparadas com antecedência, então, é bom fazer sua reserva para não perder a oportunidade de experimentar os sabores.

Os mineiros que apreciam as carnes de caça podem se deliciar com o exotismo do menu do Rima dos Sabores. A começar pela divisão dos pratos, que é feita em aves corredoras, bichos nadantes, ruminantes, saltitantes e fuçadores. Na casa o cliente pode degustar desde caças já popularizadas, como avestruz, até algumas mais raras como jacaré, javali ou paca. Para os mais conhecedores da iguaria, uma boa pedida é convidar um grupo de amigos para degustar um jacaré inteiro. O pedido serve dez pessoas e vem acompanhado de batatas coradas e arroz branco.

Curitiba

Foto: Divulgação


O restaurante Petit Château, em Curitiba, é especializado em carnes de caça. Entre as opções há o filet de avestruz ao molho bordelaise, à base de vinho branco, demi-glace e champignon, acompanhado por risoto brie e decoração de legumes (foto). Outra opção é o coelho à caçadora, cozido ao vinho branco, bacon, cravo, canela e folhas de louro, acompanhado por nhoque e decoração de legumes e o mignon de javali grelhado, com molho robert e palmitos, acompanhado risoto gorgonzola.

Com uma proposta diferente de gastronomia, o cardápio do Restaurante Mezcla foi criado para proporcionar uma viagem ao mundo dos sabores. Pratos que originalmente são típicos de determinados países ganham formas adaptadas para o paladar brasileiro. Entre as opções está o à la carte com carnes de caça como picanha de avestruz.

Atualizado em 19 Nov 2012.