Guia da Semana

Foto: Divulgação/Site Oficial

Cyndi Lauper está em pleno vapor aos 56 anos para a divulgação do seu novo álbum, que seguiu mais para o estilo blues

A diva dos anos 80 e 90 acaba de chegar em terras brasileiras para realizar oito apresentações do seu novo álbum Memphis Blues, o 11º da carreira. Estreando em um novo estilo musical, o blues, Cyndi Lauper, aos 56 anos, mostrou que seu talento é versátil e colocou nessas canções suas raízes musicais, já que a maioria das bandas de rock que gostava na infância era influenciada por esse gênero.

A cantora, que já declarou ser encantada pelo Brasil, confirmou sua preferência com a participação especial dos brasileiros Leo Gandelman, saxofonista, e Lan Lan, percursionista em seu mais recente trabalho. A nova turnê de Cyndi Lauper vai contemplar sete cidades do território nacional, começando por Recife (19/2), seguindo para o Rio de Janeiro (20/2), São Paulo (22/2 e 23/2), e depois para Goiânia (25/2), Cuiabá (26/2), Brasília (27/2) e Porto Alegre (01/03).

Pensando nesse trajeto que a musa pop oitentista vai percorrer, o Guia da Semana elaborou uma lista de sugestões de bares, baladas e passeios para entreter a cantora em sua estadia no Brasil. No roteiro estão casas noturnas que tocam músicas flashback dos anos 80 e 90 - época áurea de Lauper - ou voltadas para o público LGBT - movimento em que a diva é engajada -, bares temáticos do auge da década de 80 - que trará as lembranças de seus grandes sucessos, como Girls Just Wanna Have Fun, Time After Time, True Color - e outros estabelecimentos voltados para o blues, ritmo dessa nova fase da carreira, para inspirá-la ainda mais para os shows.

Passeios por feiras alternativas cults e que preservam um estilo retrô também estão listados. E restaurante com o melhor da comida brasileira, com um toque de Bahia, não poderia faltar nessa seleção para recepcionar em alto estilo Cyndi Lauper, que é uma admiradora das músicas dos baianos da Tropicália e de Caetano Veloso. É só pegar a lista e seguir na pegada de Cyndi Lauper!

São Paulo

Trash

Uma das casas noturnas paulistanas mais conceituadas quando o assunto são músicas dos anos 80 é o Clube Caravaggio, que ficou conhecido por sua consagrada festa Trash 80´s. Lauper iria cair na pista ao som de alguns dos seus maiores sucessos e poderia até arriscar algumas coreografias da Xuxa, dos Thundercats e da TV Colosso, sempre presentes nas noites da balada.

Foto: Divulgação

A casa noturna The History é voltada para os anos 80 e traz em seu cardápio um prato em homenagem à cantora

The History

Homenagem é o que não falta para a musa pop na The History. Além de o estabelecimento arrasar na trilha sonora - com o melhor do flashback dos anos 70 a 90 -, a ambientação com iluminação subterrânea e paredes luminosas também contribuem com a singularidade da casa. Na hora que bater a fome, a cantora ainda poderá saborear o prato que leva seu nome, feito com filé de peito de frango grelhado ao molho de quatro queijos.

Darta Jones

Quem viveu na década de 80 vai sentir como se voltasse ao passado dentro do Darta Jones. Em seu mezanino há um game lounge, com vários brinquedos e aparelhos típicos da época, como o Atari e o Genius. Mas além das canções clássicas do período, o estabelecimento também não abre mão das canções mais trash, o que o faz ainda mais divertido.

Galeria Ouro Fino

Cyndi adoraria fazer compras na Galeria Ouro Fino, pois o espaço reúne roupas, acessórios e sapatos do mais nobre estilo alternativo. Peças diferenciadas e que fazem releituras a clássicos do passado povoam as vitrines das lojas intimistas.

Rio de Janeiro

Casa da Matriz

O tradicional espaço de Botafogo abriga em suas dependências eventos - como peças de teatro, exposições e produções de coletivos musicais - que caracterizam a essência cultural carioca e brasileira, aliados à vida noturna efervescente do Rio. Nas pistas da boate, o set list é eclético e o som vai desde MPB a drum´n´bass.

Bukowski

Os hits animados de Cyndi Lauper não negam seu talento para a dança. Se ela ficar com vontade de mexer o esqueleto em terras cariocas, o lugar certo é o Bukowski. O segundo andar do bar abriga um espaço para pequenos shows de rock, pop e para a antiga - e atual - paixão da cantora: o blues.

Foto: Divulgação

Como uma boa apreciadora da cultura brasileira, Cyndi não pode deixar de experimentar a feijoada do Restaurante Feijoada do Vavá, no Recife

Feira do Rio Antigo

Situada à céu aberto e com certo clima nostálgico, a feira da Rua do Lavradio oferece uma visita à história do Brasil antigo, a partir da presença de mobílias restauradas, brechós de roupas e equipamentos usados. Além de ser uma experiência única, Lauper conheceria um pouco da cultura nacional, com a apresentação de músicas brasileiras que sempre acontecem no local.

Porto Alegre

Applebee´s

Se bater a saudade dos pratos típicos do seu país em plena capital do Rio Grande do Sul, Cindy Lauper pode recorrer ao restaurante Applebee´s, especializado em comida americana. Molhos como barbecue, honey mustard e ranch oferecem ainda mais sabor aos deliciosos hambúrgueres da casa.

Brasília

Blues Pub

Para continuar no clima blue de sua nova turnê Memphis Blues, Cyndi pode esticar a noite após seu show em Brasília no Blues Pub. O local é inspirado nos pubs londrinos e possui uma decoração itinerante, que muda um pouco a cada mês.

Recife

Feijoada do Vavá

O legítimo sabor brasileiro pode ser degustado, na capital pernambucana, no tradicional restaurante Feijoada do Vavá. Como boa apreciadora da cultura local, a cantora precisa experimentar a mistura do feijão temperado com linguiça, carne-seca e carne de porco, acompanhado por arroz, couve, farofa, vinagrete, torresmo, laranja e uma boa caipirinha para beber.



Atualizado em 7 Ago 2012.