Guia da Semana
Restaurantes
Por Lucila Rosa

Não saia da dieta durante as festas juninas

Apesar de o clima frio contribuir com a vontade de comer, é possível dosar a quantidade de calorias.

Aproveite as festas de São João sem exageros (Tatiana Cavagnolli / Agência RBS)

Se o seu milho verde, sua pamonha, seu pinhão, seu amendoim e seu quentão forem preparados com muito sal, gordura ou açúcar podem estragar a dieta e prejudicar a saúde. Por tanto, descubra como fazer algumas das receitas típicas das festas juninas causando menos danos.

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O consumo da maioria dos alimentos deve ser moderado, em porções pequenas e sem repetições. Uma dica que pode ajudar a diminuir o valor calórico dos pratos doces é substituir o açúcar por adoçantes e o leite integral pelo desnatado.

Apesar do alto valor calórico, a maior parte dos alimentos usados nas festas juninas auxiliam no combate aos radicais livres e no controle do colesterol ruim.

O milho, se preparado sem a adição do sal e da margarina, ajuda a reduzir o teor de sódio e de gorduras ingeridos. Uma espiga de milho sem margarina tem, em média, 85 Kcal. Já com a margarina, este valor pode até dobrar.

O milho, como todo os cereais, é rico em carboidratos. Também contém vitaminas B1, B2, E e fibras. A vitamina B1, chamada de tiamina, é importante para a função muscular, para o sistema nervoso e fornece energia. A B2, também conhecida como riboflavina, além de fazer o papel de carboidrato, possui atividade antioxidante.

Por ser originada do milho, a pamonha tem quantidades significativas de fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e aumentam a saciedade. Os lipídios também são presença marcada, já que, para fazer a pamonha, usa-se uma quantidade relativamente grande de gordura. Por isso, é preciso ter cautela na hora de consumi-la, especialmente quem tem problemas cardíacos ou quem não quer ganhar peso.

Entre as sementes mais comuns nas festas juninas, podemos citar o amendoim e o pinhão. O amendoim torrado é o que tem o menor valor calórico: 50g possuem 285 calorias. Já quando ele é caramelizado, por exemplo, o valor calórico dobra.

Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, o pinhão também contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. Além disso, é fonte de ômega 6 e ômega 9, que controlam o colesterol. A semente também deve ser consumida de forma moderada, pois cada unidade de pinhão, com cerca de 7g, contém 15 calorias.

Na hora de beber, fique atento ao quentão. Apesar de ser preparado com vinho tinto, que traz inúmeros benefícios à saúde, consumir bebidas alcoólicas em excesso não é saudável. Além disso, o quentão também leva açúcar em sua composição.


Por Lucila Rosa

Atualizado em 13 Jun 2013.

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