Guia da Semana

Foto: Getty Images

Há quem acredite que só se conhece plenamente uma banda de rock em um show

A desculpa para curtir uma noitada regada a muito rock'n'roll veio em 13 de julho, quando se celebra o Dia Mundial do Rock. Mas a verdade é que não é preciso nenhuma justificativa ou uma data especial para se deliciar com o gênero que surgiu em meados da década de 50, revolucionou (sim - e sem exageros) a história da música e se misturou com outros ritmos originando variantes como o heavy metal, hardcore, progressivo, punk rock, new wave, grunge e muitos outros.

Hoje em dia é muito fácil conhecer uma nova banda ou passar o dia baixando a discografia de alguma lenda do rock, mas quem é apaixonado mesmo pelos acordes da guitarra, graves do baixo e as batidas da bateria não abre mão de assistir a um bom show. E é pensando nessas pessoas, que o Guia da Semana fez uma seleção com os melhores bares e casas noturnas de nove capitais brasileiras, que apresentam desde as versões mais clássicas do estilo às novidades quentinhas da cena roqueira. Confira!

São Paulo

Morrison Rock Bar
Quando você pergunta a um paulistano "onde posso escutar clássicos do rock'n'roll na cidade?", muito provavelmente o Morrison será um dos nomes citados. No badalado bairro da Vila Madalena, a casa apresenta bandas covers de altíssima qualidade que celebram artistas que fizeram história.

Willie Willie
O bar é um daqueles lugares que você pode sentar, tomar uma cerveja gelada, comer um petisco, praticar a arte do arco e flecha ouvindo um bom grupo de rock - e se acabar ou não na frente do palco. Localizado em Moema, ele entra para a lista de noitadas que reverenciam, principalmente, as lendas do gênero musical.

Blackmore Rock Bar

O local possui um dos maiores palcos da noite paulistana, com cerca de 30 m² e uma altura que permite ao público uma boa visibilidade dos músicos. A casa que fica em Moema nasceu respirando o rock dos anos 70 com covers como o de Led Zepellin e Black Sabbath. Hoje em dia, o estabelecimento apresenta também atrações de grunge e metal.

Manifesto Bar
Localizado no Itaim, bairro nobre da Zona Sul, conta com dois ambientes: um mais intimista e outro para quem prefere o agito das pistas. Na programação, as mais variadas bandas covers e os principais grupos brasileiros no cenário do rock, hard rock e heavy metal.

Outs
Em meio ao circuito hype paulistano da Rua Augusta, a casa apresenta desde bandas que não tem pretensão de sair do underground ou estão em início de carreira a nomes já conhecidos do cenário, como Cachorro Grande e Vanguart. O som passeia do rockabilly, garage e psicodélico ao grunge, new wave, punk e hardcore.

Inferno
O nome não poderia ser mais apropriado para definir a casa que ajuda a incrementar a efervescência da Rua Augusta. Com capacidade para 500 pessoas (bem apertadas), é o típico inferninho que quase todo roqueiro gosta, sempre com bandas novas do underground.

Rio de Janeiro

Rio Rock & Blues Club
Uma das opções cariocas para quem quer fugir do som da cuíca e do pandeiro e curtir os acordes revigorantes de uma guitarra. O casarão com quatro andares promove shows de quarta a sábado não só de rock, mas também de blues e jazz.

Calabouço Heavy Rock Bar
A arquitetura remete aos antigos calabouços medievais, com correntes, paredes de pedras e portas de aço. Shows de bandas covers que tocam clássicos dos anos 60 aos principais hinos do rock de 90 a 2000 integram a programação, que traz com frequência atrações internacionais.

Empório
O principal reduto alternativo do rock na capital carioca marca presença há 20 anos em Ipanema. O andar superior é dedicado à música ao vivo enquanto no inferior pode-se sentar e beber uma cerveja bem gelada. Pela proximidade com a praia, muitos saem de lá direto para ver o sol nascer no Arpoador.

Curitiba

Crossroads

Foto: Divulgação

A casa possui um grupo residente, o Cracker Jack Band

Um dos principais pontos dedicados ao bom e velho rock'n'roll na cidade traz bandas tradicionais de Curitiba, além do grupo residente Cracker Jack Band. Os drinques levam nomes especiais, como o Janis Joplin, feito com amarula, uísque e leite condensado.

Sheridan's
O primeiro pub irlandês da cidade vai além do estigma de um barzinho em que a clientela passa a noite sentada bebendo e traz agito com shows de rock. A programação traz, entre outras atrações, covers de Beatles, U2 e Creedence Clearwater Revival.

Porto Alegre

Dhomba Art & Pub
Com uma proposta ousada em um ambiente aconchegante, a casa reúne em um mesmo espaço pista de dança, espaço expositivo para exibição de filmes, lounge, palco para shows, sala de jogos e bar com oito tipos de chopes e mais de 70 rótulos de vinhos. Na programação ao vivo, bandas que tocam o melhor dos clássicos, como Pink Floyd, além de nomes da cena gaúcha.

Cord Night Club
O estabelecimento promove uma das festas mais roqueiras open bar da capital: a Metal Hard Nite, que acontece às sextas-feiras. No stage floor, ocorrem os shows com bandas de metal, já o dance floor é dedicado ao som com influências góticas.

Florianópolis

John Bull Pub
A filial de Florianópolis possui bar, espaço para música ao vivo, pista de dança, além de deque. De quinta a sábado, atrações de rock e blues sobem aos palcos para agitar o público. Em todo o local, há imagens da história do rock espalhadas por meio de quadros, fotos e um telão.

Taliesyn Rock Bar

DJ's que embalam o melhor dos anos 50, 60 e 70 atrai um público diversificado a casa que fica na região central de Florianópolis. Comidinhas de boteco são outro grande atrativo para quem procura uma noite descontraída.

Belo Horizonte

Jack Rock Bar
O rock'n'roll está presente na decoração, nas músicas, no telão, no cardápio, nas apresentações ao vivo e no espírito do público que frequenta a casa. A noite começa com vídeos de nomes que marcaram a história do ritmo e continua com um show (ou dois, nos fins de semana) de expoentes do gênero musical da capital mineira.

Circus Rock Bar
A casa é inspirada no filme The Rolling Stones Rock and Roll Circus, de 1968, onde Mick Jagger e Cia faziam uma verdadeira festa do rock'n'roll no picadeiro de um circo. O primeiro andar é reservado para as apresentações de bandas nacionais ou locais e intervenções artísticas. Já o sushi bar e o lounge ficam no mezanino superior.

Brasília

Cult 22 Bar
No bar, o público pode curtir rock desde às 17h e depois se jogar nas festas e shows que acontecem, geralmente, de terça a sábado, a partir das 22h. O local é comumente palco de festivais com bandas do cenário musical brasiliense, além de festas com artistas do circuito independente de outros estados.

Blues Pub
A casa noturna segue a tradição roqueira da capital federal e abre as portas para novos talentos, ao mesmo tempo em que recebe artistas nacionais já consagrados de rock e blues. Inspirada em pubs londrinos, conta com mesa de bilhar, balcão de madeira e palco, além de livros e CDs.

Salvador

Groove Bar

Foto: Divulgação / Site Oficial

No Groove Bar, bandas tocam, principalmente, o melhor dos anos 80

Em plena noitada baiana, o Groove Bar surge com uma proposta diferenciada e traz uma programação focada em covers como o do U2, Nirvana e Pearl Jam. A decoração também é temática e exibe imagens de artistas, fotos e capas de discos.

Farol do Rio Vermelho
A nova casa de shows de Salvador vem se destacando no circuito alternativo da cidade, com a festa A Bolha, que traz discotecagens com já consagrados DJs da cena, além de algumas das principais bandas de rock locais, como a Retrofoguetes.

Endereço: Dr. Odilon Santos, 244 - Rio Vermelho
Telefone: (71) 3334-0170

Fortaleza

Órbita Bar
Em plena efervescência musical da região do Dragão do Mar, o bar apresenta atrações autorais e covers, como o do Metallica, Red Hot Chili Peppers e Beatles, além de DJ.

Maria Bonita
Na Aldeota, bairro nobre de Fortaleza, é o ponto de encontro dos roqueiros da cidade, que frequentam a casa para curtir clássicos revividos por bandas que tocam nomes como Rollings Stones, Pink Floyd e Beatles.

Atualizado em 7 Ago 2012.