Guia da Semana

O camarão na moranga do domingo, o amendoim do estádio de futebol, ou a barra de chocolate durante o filme. Hábitos deliciosos para algumas pessoas, esses alimentos podem se tornar um pesadelo para outras. Por diversas razões, o consumo de iguarias como açúcar, crustáceos, leite e chocolate podem causar diferentes tipos de reações indesejadas.

Mas nem tudo está perdido para estes menos afortunados, que já encontram alternativas para degustar itens antes proibidos em suas dietas. Para ajudá-los nessa empreitada, conversamos com a nutricionista Fernanda Machado Soares, que elaborou diversas receitas para os tipos mais comuns de intolerâncias. Confira algumas delas abaixo e prepare seus pratos prediletos sem medo.

Lactose



Algumas pessoas já nascem com intolerância à lactose, enquanto outras vão desenvolvendo ao logo da vida. O problema é relacionado à superfície mucosa do intestino delgado, onde existem células que armazenam, produzem e liberam a enzima lactase, responsável pela digestão do leite e seus derivados. Substitutos não faltam para quem sofre desse problema, como o leite de soja, leite de arroz, leite de amêndoas, leite de aveia e queijo feta.

Brigadeiro branco sem lactose

Ingredientes:
* 1 lata de condensado de soja
* 1 colher de sopa de maionese
* 1 tablete de 50 g de chocolate de soja
* 1 colher de chá de maionese para untar a tigela

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo em uma panela de alumínio, mexendo sempre. Utilize uma colher de pau. O brigadeiro estará no ponto quando soltar do fundo da panela. Coloque em uma tigela untada com 1 colher de chá de maionese e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe-as no chocolate de soja ralado.
Obs: Se necessário, utilize 1 colher de chá de maionese para untar as mãos.


Chocolate



O chocolate pode induzir a uma reação alérgica por si próprio, ou por causa de substâncias como conservantes, corantes, aromatizantes e até a lactose. Já que não existe um teste específico para o alimento, ainda é difícil identificar o causador da intolerância. Desse modo, a alternativa mais recomendada são os produtos à base de alfarroba, espécie de vagem extraída de uma árvore nativa do mediterrâneo, da qual se extrai a polpa, com propriedades parecidas com as do cacau.

Mousse de chocolate de alfarroba

Ingredientes:
* 500g de tofu
* ¾ de xícara de farinha de alfarroba
* 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
* ½ xícara de leite de soja

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador até ficar cremoso. Coloca a mousse em taças individuais e sirva fria.


Glúten



O glúten prejudica a absorção dos alimentos pelo alérgico, além de agredir e danificar o intestino delgado. O único modo de prevenção é suspender os alimentos que contém a substância, como trigo, aveia, centeio, cevada, pães, bolos, massas e bolachas. Nada fácil, não? Ainda bem que ele pode ser substituído por fécula de batata, quinua, farinha de arroz, amido de milho, fubá, farinha de mandioca ou polvilho.

Pão sem glúten

Ingredientes:
* 8 colheres de sopa de farinha de arroz
* 1 colher de sopa de semente de linhaça moída
* 1 colher de sopa de leite em pó
* 1 ovo
* 2 colheres de sopa de óleo
* 1 colher de sopa de manteiga
* 1 colher de sopa de semente de gergelim
* 1 colher de sopa rasa de fermento químico
* 1 copo de iogurte natural desnatado

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos, acrescentando depois o restante. Bata como se fosse massa para bolo (é bastante suave e leve). Coloque em forma para pão e leve para assar até que ao colocar um palito, este, saia limpo e seco. Esta massa é fácil e o preparo muito rápido, dá para fazer enquanto se prepara o café da manhã e servi-lo quentinho. Conserva-se macio por dois ou três dias.


Peixes e crustáceos



Em 75% dos casos, quem apresenta alergia a crustáceos, acaba não tolerando nenhum tipo de peixe. Nesse caso, não existe um substituto específico. Mas uma boa alternativa pode ser fazer experiências com tipos de água doce, como a truta, por exemplo. Em caso mais graves, deve-se apostar em outras carnes. Se o azar for grande e também existir a alergia à proteína de carnes vermelhas, ainda restam diversas opções, com outras sequências de aminoácidos, como vitela, coelho, peru, pato ou galinha.

Outros substitutos

Nozes e amendoim: Podem ser substituídos por amêndoa, pistache, macadâmia ou avelã.

Centeio: Pode ser substituído por quinua, semente de linhaça ou arroz selvagem.

Ovo: Pode ser substituído por proteína de soja, amido de milho (se a função for dar liga), biomassa de banana, lecitina de soja, tofu e batata cozida amassada.

Aprenda a fazer leite condensado sem açúcar!

Atualizado em 7 Ago 2012.