Guia da Semana

Vista do Vaticano: longe das multidões, o Papa também come
Foto: www.sxu.hu


Sem muitas exigências, o Papa Bento XVI chega ao Brasil em 9 de maio e, enquanto estiver em São Paulo, vai ficar hospedado no Mosteiro de São Bento, no centro da cidade. A rotina dos 35 monges que lá habitam será mudada, mas não a que diz respeito às refeições. Por volta das 6h, das 12h e das 18h, eles continuarão com sua alimentação caseira, enquanto o Papa, que terá acomodações particulares e só se juntará aos demais se for de sua vontade, degusta um cardápio especial. Confira o que haverá na mesa da Santidade e veja o que duas nutricionistas têm a dizer sobre as receitas.

? SOPA DE PALMITO
Ingredientes:
½ kg de palmito
1 colher de manteiga
1 cebola inteira
1 alho-poró
1 batata
1 litro de caldo de legumes
100 g de creme de leite
1 pacote de bifun
100 g de ciboulette
Modo de preparo: em uma panela, aqueça a manteiga. Junte a cebola, o alho-poró e deixe dourar. Adicione o palmito. Coloque a batata e o caldo de legumes. Deixe ferver. Tempere com sal e pimenta branca moída. Passe pelo liquidificador. Volte para a panela. Acrescente creme de leite fresco. Se for servido frio, misture o creme de leite fresco e volte e reserve na geladeira. Frite o bifun em óleo quente. Coloque a sopa em um copo de Martini e decore com bifun e ciboulette picada.

Pitacos das nutricionistas
Quantidade de calorias: 2450 kcal no total
"Essa sopa aparenta ser bastante saborosa, mas é muito calórica devido a alguns ingredientes, como a manteiga e o creme de leite, que são ricos em gorduras saturadas e colesterol. Uma ótima opção seria trocá-los por ingredientes menos gordurosos como a margarina e requeijão light. A receita também apresenta duas fontes de carboidratos (macarrão e batatas), o que não é interessante, pois o excesso de carboidratos na alimentação força o organismo a depositá-lo em forma de gordura. Além de sobrecarregar o pâncreas na produção de insulina para absorção da glicose.
Dica para o Papa: macarrão ou batata? Faça sua escolha e não coloque os dois na sopa.




? NHOQUE DE MANDIOQUINHA
Ingredientes:
2 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
100/ 200g de farinha de trigo
1 kg de mandioquinha
Modo de preparo: descasque a mandioquinha. Depois de cozida, deixe escorrer bem e passe no processador. Junte os ingredientes e faça a massa. Faça rolinhos passando na farinha e corte em pedaços de 2 cm. Coloque o nhoque em água fervente e retire quando cozidos.

Pitacos das nutricionistas
Quantidade de calorias: 1916 kcal no total
"Seria melhor trocar a manteiga por margarina light e usar farinha de trigo integral, que é bastante rica em fibras e nutrientes. Seu consumo cotidiano auxilia na prevenção de diversas doenças, como certos tipos de câncer - o de cólon, por exemplo. Além disso, ela é absorvida de maneira mais lenta pelo organismo, promovendo uma maior saciedade. Outra opção seria acrescentar uma folha, como couve ou espinafre, à preparação para aumentar quantidade de nutrientes e fibras".
Dica para o Papa: deixe o nhoque mais verde e dê preferência aos alimentos que vêm com a inscrição "light" na embalagem.




? BOLO DE BANANA
Ingredientes:
300 g de banana passa picada
1 xícara de açúcar
2 copos de água
Modo de preparo: faça um doce cremoso com a banana, o açúcar e a água. Bata 6 gemas e 2 xícaras de açúcar peneirado (até que se forme um creme branco). Acrescente 2 xícaras de farinha de trigo e 1 colher (sobremesa) de fermento em pó. Bata as claras em neve. Misture o doce de banana com a massa. Unte uma fôrma polvilhada com farinha e leve ao forno.

Pitacos das nutricionistas
Quantidade de calorias: 974 kcal no total
"A banana é uma ótima escolha, pois além de ser uma das nossas frutas típicas, é considerada um alimento muito rico pelo conteúdo de minerais, como potássio, que é revitalizante do sistema muscular, o fósforo que fortalece os ossos, o sódio e o ferro que dão vigor ao organismo e os carboidratos que nos fornecem energia. No entanto, o açúcar refinado poderia ser substituído pelo mascavo que apresenta melhor valor nutricional do que as calorias vazias do açúcar refinado".
Dicas para o Papa: leve a banana para o Vaticano e substitua sempre o açúcar refinado pelo mascavo.




? BOLO DE FUBÁ
Ingredientes:
2 copos de leite
2 copos de fubá
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
2 ovos
2 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó
Modo de preparo: bata todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador. Acrescente o fermento e misture. Despeje em fôrma bem untada. Leve ao forno quente por 45 a 50 minutos.

Pitacos das nutricionistas
Quantidade de calorias: 3958,63 kcal no total
"O bolo de fubá é também um dos bolos mais tradicionais da nossa culinária, porém poderia ser enriquecido com parte da farinha de trigo integral e frutas secas, com a finalidade de melhorar seu conteúdo nutricional".
Dicas para o Papa: dá-lhe frutas secas nas receitas simples e sempre opte pelos ingredientes integrais.




? PÃO DE NOZES
Ingredientes:
1.650 kg de farinha de trigo
400 g de nozes picadas
400 g de cereal granola
300 g de aveia em flocos
250 g de farinha de glúten
60 g de sal fino
30 g de açúcar
30 g de melhoramento
30 g de fermento biológico
Modo de preparo: junte todos os ingredientes exceto as nozes. Coloque todos para bater em uma batedeira e bata até o ponto de véu. Acrescente as nozes picadas e deixe bater por mais 2 minutos. Retire da batedeira, enrole a massa em formato de pão e asse em forno preaquecido a 230 graus no vapor, por 25 minutos.

Pitacos das nutricionistas
Quantidade de calorias: 13062,05 kcal no total. * Uma bomba calórica!
"Os ingredientes que compõem esta receita são ricos nutricionalmente, como a granola e a aveia, que possuem minerais importantes, como cálcio e ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Possui alto poder benéfico devido à quantidade de fibra solúvel, que está relacionada ao bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol, além do controle da glicemia. As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade.

Outro ingrediente muito importante na receita são as nozes que também possuem uma série de benefícios, entre eles o de atuar contra o envelhecimento das células, por serem ricos em antioxidantes, e para a prevenção de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares. Além disso, são ricas em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes. É um dos alimentos com maior teor de vitamina B6, que atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos. No entanto, seria interessante não abusar, já que embora seja muito nutritivo, esse pão possui valores calóricos bastante significativos".
Dica para o Papa: coma com moderação.




Fontes: Roseli Rossi e Paula Correa, da Clínica Equílibrio Nutricional.

Volte para a matéria

Atualizado em 7 Ago 2012.