Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

O poder dos sucos naturais

As enzimas digestivas das frutas auxiliam na digestão e liberam as toxinas que desregulam o organismo.

Por Denise Molinaro

Um liquidificador e frutas. Em poucos minutos e sem ter muito trabalho é possível obter um forte aliado ao organismo. Muito mais do que o complemento de uma refeição, os sucos naturais podem trazer inúmeros benefícios, inclusive aumentar a disposição.

As frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. Desintoxicam o organismo, dissolvem e expelem os venenos; além de repôr as vitaminas necessárias e os sais indispensáveis.

"A saúde dos intestinos tem profunda relação com a pele, o humor, a disposição e também com o controle de peso", explica o clínico geral Tiago Almeida, especializado em colonterapia (processo de limpeza intestinal que desintoxica, através da remoção das fezes retidas no intestino grosso, acompanhado de uma dieta antioxidante). Veja que sucos o médico recomenda e os benefícios de cada um:



Suco de maçã: Os poderes antioxidantes da maçã fazem deste suco um dos mais saudáveis. Isso quer dizer que a fruta ajuda a combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e pela desordem do organismo. Se quiser "turbinar" o suco, misture cenoura, beterraba ou aipo.

Suco de uva: Poderoso antioxidante, com a vantagem de que ajuda a reduzir o colesterol e melhorar a circulação sangüínea.

Suco de melancia: Ótimo diurético. Se misturado com morango, o suco também ajuda na boa circulação do sangue.

Suco de abacaxi: Santo remédio para má digestão, porque concentra uma grande quantidade de enzimas. Assim como os sucos de figo e gengibre, o de abacaxi ajuda a controlar o colesterol no sangue e contribui para o bom funcionamento da vesícula biliar.

Suco de banana, pêra e alface: Esses três ingredientes resultam em um bom antídoto para a insônia. Nessa área, não podemos esquecer o suco de maracujá, ótimo calmante.

Suco de mamão: Por causa das propriedades digestivas, o suco ajuda a manter o intestino funcionando corretamente.

Suco de laranja com couve: É apropriado para quem sofre de anemia (ausência de ferro no sangue). A combinação cria um suco rico em ferro e em vitamina C, que por sua vez ajuda na absorção do mineral.

Suco de abacaxi, maçã, cenoura e gengibre: As enzimas digestivas do abacaxi e do gengibre, em especial, são auxiliares na digestão e evitam que toxinas se acumulem e dêem origem à celulite. Para ajudar no combate aos furinhos, esfolie as pernas com bucha vegetal, antes do banho.

Dr. Tiago Almeida é médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é autor do livro "Colonterapia: Reeducação Alimentar, Desintoxicação e Rejuvenescimento".

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

Bullguer vende sanduíche a R$10 nesta segunda-feira (22); saiba tudo!

Restaurantes

10 pratos imperdíveis com frutos do mar para provar em São Paulo

Restaurantes

Points gastronômicos em São Paulo com pratos especiais para o verão 2021

Restaurantes

Bob’s Galak com doce de leite Moça nas versões Big Cascão, Bob’s Max e Milk Shake entra no cardápio da rede por tempo limitado

Restaurantes

Com pernil fatiado, vinagrete e queijo prato, hamburgueria lança sanduíche em homenagem ao aniversário de São Paulo

Restaurantes

21 restaurantes para comemorar o Aniversário de São Paulo 2021

Restaurantes