Guia da Semana

Amantes por gastronomia, sejam bem-vindos. O prato do dia é ousado, mas vai agradar a diferentes paladares. Você pode escolher entre a opção que traz ingredientes já conhecidos e elaborados por chefs famosos, a combinação inusitada para os que confiam no paladar e se deixam levar pelo experimentalismo gastronômico ou, ainda, a sugestão para os que buscam a sempre boa comida com gosto de feita em casa.

"Blog de gastronomia" é o nome do prato principal. Sucesso na rede pelas infinidades de receitas que vão da culinária tradicional a opções lights e vegetarianas, passando por discussões em artigos opinativos, dicas de alimentos e restaurantes que não podem ficar de fora na sua próxima viagem de férias - entre outros assuntos relacionados.

Abra o cardápio e experimente a seleção do Guia da Semana de blogs criteriosamente preparados por chefs e apaixonados por gastronomia, e se delicie a cada clique. Bon apétit!

Blog Carla Pernambuco




Se você não sabe qual é a comida típica do Havaí ou nunca experimentou um "Chapati" indiano, está na hora de dar uma passada pelo blog de Carla Pernambuco. A conhecidísima chef, que leva a boa culinária contemporânea do restaurante Carlota para São Paulo e Rio de Janeiro, dá um show na cozinha e faz sucesso ao escrever sobre gastronomia.

Colunista da Folha de S.Paulo e da revista Casa & Comida, recheia seu blog com os mais diversos assuntos sobre a boa mesa. Ela revira a história, política, cultura e tudo o que tem direito para falar sobre a gastronomia dos mais diversos países. Além disso, dá dicas sobre livros e vinhos, explica como usar determinado ingrediente e ensina a compor pratos deliciosamente elaborados.

Mesmo de férias em Nova Iorque, a chef não deixa seus leitores na mão e atualiza com frequência o blog, com dicas de cardápios e lugares que não podem ficar de fora do seu tour gastronômico pela metrópole norte-americana.

Roberta Sudblog






"Cozinheiro tem um 'quê' de alfaiate, seja pelo aretesanato ou pela busca do arremate pefeito". A frase é de quem tem no currículo nada menos que a cozinha do presidente da República e dois livros lançados sobre gastronomia. Conhecida como uma das melhores chefs do Brasil, Roberta Sudbrack compõe textos interessantíssimos sobre a arte que aguça o paladar.

O artigos se destacam pela forma descontraída e instigante com que a gaúcha (mais uma da lista) brinca com as palavras e discute os temas ligados a gastronomia. "Você já usou. Eu já usei. Você já experimentou. Eu já experimentei. Você já gostou. Eu nunca gostei. Mas, afinal, alguns anos atrás seria sonho de uma noite de verão imaginar que algum dia nós teríamos o prazer de trabalhar com trufas frescas no Brasil".

Desde uma reflexão sobre azeite de trufas, passando pelas principais feiras de gastronomia espalhadas pelo Brasil, até livros e filmes que podem interessar aos amantes da boa mesa - todos os itens são dignos das saborosas discussões do blog de Roberta Sudbrack.

Chucrute com salsicha



O blog retrata as aventuras na cozinha de uma brasileira que mora na Califórina e não tem dom nenhum para merecer o avental. Fernanda Guimarães Rosa é atrapalhada, se corta, se queima, erra no sal, mas não desiste de botar a mão na massa.

Chucrute com salsicha. A invenção da mãe serviu de inspiração para a jornalista de 47 anos se arriscar entre as panelas e deixar a criatividade trabalhar para criar e recriar os mais diversos pratos. Talvez por ser igualzinha a muitos dos que amam gastronomia e fogem da regra de ser um expert na cozinha, o blog de Fernanda já é bastante famoso na rede.

Bolo de absinto, salada de laranja e azeitona, empanada de porco e tomilho são algumas das receitas inusitadas que ela seleciona, testa em casa e, às vezes, incrementa - como na versão de tortilha catalã que fez sucesso no blog. A autora ensina que o fundamental é deixar a imaginação fluir e confiar no paladar.

Cozinhar Consciente




É o paraíso dos vegetarianos e dos apreciadores da alimentação natural na versão ponto com. São diversas receitas criativas e incrementadas, que saem do estereótipo de que quem não come carne só se alimenta de folha e comidas sem tempero. A autora do blog é a Ângela, uma vegetariana convicta e apaixonada por gastronomia, que traz para a internet um cardápio com ideias geniais e que deixam até os carnívoros de plantão com água na boca.

Quem acha que estrogonofe e paella são comidas que só podem ser preparadas com carne vai se supreender com o estrogonofe de palmito com cenoura e milho, e a paella de vegetais. Outras opções deliciosas são a torta de inhame com brócolis, a panqueca integral de palmito de tofu ou o cuscuz marroquino com tofu e abobrinha recheada. E, para quem quer ousar, uma boa sugestão é o bife de mandioca com molho de tomate acebolado e as duas variações de hambúrguer: com vegetais ou de aveia com molho de cenoura e laranja.

Há também um cardápio interessantíssimo de doces, como o waffle integral de banana e castanha. Algumas das receitas de confeitaria trazem opções para os vegan, que não comem nenhum produto de origem animal - isto é, fogem também do ovo e de derivados do leite. Ângela substitui o leite e o creme de leite comum pelos produtos à base de soja e compõe receitas incríveis, como o sorvete de ameixa preta e o mousse de damasco turco.

Panelaterapia




Se você faz parte daquela grande parcela da população que vive na correria, mas que não quer deixar de comer bem em casa, o Paneloterapia é um belíssimo pedido. Como um grande livro de receitas, o portal traz ideias de pratos rápidos, fáceis e saborosos que podem ser preparados durante o cotidiano. "Não se trata de um blog de alta gastronomia. Minha ideia é mostrar que a comida do dia a dia pode ter um toque especial", diz a dona do blog, que se apresenta apenas como Tatiana.

Lá é possível encontrar desde receitas light como o tabule de uvas com molho de iogurte e pepino japonês em conserva até pratos que ignoram a contagem de calorias e trazem sensações inusitadas para o seu paladar, como a carne na mostarda e o mousse de limão siciliano com chocolate branco.

Entradas, massas, peixes, carnes, risotos, saladas, pizzas, quiches, sobremesas; é só você escolher o que está com vontade de comer hoje, navegar pelas infinidades de receitas e colocar a mão na massa.

Atualizado em 7 Ago 2012.