Guia da Semana

Acabou de sair tarde do trabalho, ficou na balada até a madrugada ou está em casa, a altas horas, de barriga vazia? Com as mudanças da rotina do cotidiano, as grandes metrópoles tiveram que se adaptar ao estilo de vida 24 horas para atender as pessoas que não vão para a cama após a novela. Para essas ocasiões, é hora de apelar para os estabelecimentos que nunca fecham as portas e passam a chave.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou alguns points para apreciar uma massa, um hot dog ou mesmo uma pizza de madrugada. Confira abaixo!

Restaurante Demoiselle

Fixado no terceiro piso do terminal 1 do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o restaurante atende tanto a passageiros e visitantes quanto quem queira matar aquela fome da alta madrugada em um ambiente seguro. No menu, opções como o Espaguete à Carbonara, Bacalhau à Portuguesa, Steak à Osvaldo Aranha, além de pizzas, sopas e saladas.

Bar Cabidinho

Reinaugurada em meados de 2009, a casa ressuscita o conceito 24 horas na cidade e atrai a boêmia inveterada. O local conserva a decoração estilo botequim, com piso quadriculado e grafites. O destaque fica por conta da variedade de petiscos, lanches e bebidas disponibilizadas. São 40 opções de sanduíches, a maior parte feitos com pão de leite macio, acompanhado de batatas fritas ou saladas. Já nos petiscos, a indicação para comer de madrugada é a porção de mussarela de búfala crocante com molho de tomate sem pele e carne seca com alho poró.

Pizzaria Guanabara

Com chope gelado e mesas de alumínio na varanda, a Pizzaria Guanabara é o porto seguro para os notívagos de plantão. No salão interno ficam as pessoas que gostam de comer em um ambiente familiar. A casa funciona à noite inteira e conta muitas vezes com a presença de artistas e celebridades. No balcão, é possível pedir fatias de mussarela, marguerita, calabresa e portuguesa para acompanhar o chope gelado. O segredo da pizza está na massa, que leva creme de leite ao invés de água.

Café Ubaldo

Neste espaço é possível folhear uma revista enquanto consome um café, a qualquer hora do dia ou da noite. Criado para homenagear o escritor e imortal João Ubaldo Ribeiro, localiza-se no segundo andar da livraria Letras & Expressões, em Ipanema. No ambiente, a trilha sonora vai dos clássicos do jazz americano à nossa Bossa Nova. Se o papo é o menu, as indicações são o Trio Mineiro - três pães de queijo recheados com presunto de Parma e tomate seco - e o sanduíche poesia, de queijo brie e geléia de damasco na baguete.

Restaurante Nova Capela

Tradição da boemia carioca, o bar e restaurante Nova Capela funciona desde 1923, atendendo até altas horas da madrugada os seus frequentadores. O público é eclético, e a casa é conhecida por seus pratos exóticos, como a carne de javali. O mais solicitado da casa é o cabrito com arroz de brócolis, mas para quem não estiver com tanta fome, a recomendação é pedir meia porção.

Atualizado em 7 Ago 2012.