Guia da Semana

No Rio Grande do Sul, o churrasco é questão de honra. Se não for bom churrasqueiro, bom gaúcho não é. Esta é uma das razões de Porto Alegre ser uma das melhores cidades do país para saborear uma carne. Porém, nem só de suculentos cortes é feita a cena gastronômica local. Há excelentes restaurantes das mais variadas culinárias, da italiana à oriental. Portanto, aqueles que estiverem no município para a Copa do Mundo de 2014, podem ficar tranquilos em relação à alimentação – principalmente porque o Guia da Semana preparou um roteiro especial de dar água na boca.

Nabrasa


O Nabrasa é uma das churrascarias mais renomadas de Porto Alegre. Com três unidades espalhadas pela cidade, a casa é especializada em carnes exóticas, como javali e cordeiro, mas não deixa de lado os cortes tradicionais, cativos no gosto dos clientes.

Koh Pee Pee


Desde 1997, o Koh Pee Pee oferece as principais iguarias da culinária da Tailândia. Tanto é verdade que em 2006 a casa recebeu o Thai Select, um certificado concedido pelo governo do país asiático aos melhores restaurantes de comida tailandesa do mundo.

Marco’s


O restaurante Marco’s é um dos mais renomados da cidade quando o assunto é frutos do mar. Não por acaso, a casa tem quatro unidades espalhadas por Porto Alegre. A qualidade é marca do estabelecimento, por esta razão o dono, Marco Antonio Costa, viaja semanalmente ao litoral para escolher pessoalmente os produtos.

Fazenda Barbanegra


A Fazenda Barbanegra é especializada em carnes na parrilla, com um cardápio que possui mais de 30 preparos diferentes. Um dos carros-chefes da casa é a Paleta de Cordeiro Assada à Moda Uruguaia, que deve ser encomendada por ser previamente temperada.

Pertutti Galeto


Como o nome já indica, o Pertutti Galeto é especializado nos galináceos, que são preparados à moda italiana. Os acompanhamentos são variados, e incluem delícias como costela suína, rondelis, canelonis e polenta frita, entre outros.

Atelier das Massas


No Atelier das Massas, as delícias da casa são praticamente obras de artes. O estabelecimento possui dois ambientes. O térreo é enfeitado com pinturas do próprio dono, o artista plástico Gelson Radaelli, e por outras 120 feitas por artistas gaúchos.

Barbarella Bakery


Há anos a Barbarella Bakery é considerada uma das melhores padarias da cidade. Com influências francesa e norte-americana, a casa tem uma ampla gama de produtos, com destaque para o brioche de gruyere e o cinamon roll. O ambiente é descolado e possui uma área para quem quiser desfrutar os produtos no local.

Bah


Trata-se de um ambiente tipicamente porto-alegrense, a começar pelo nome, Bah, uma das interjeições mais utilizadas pelos gaúchos. A localização também é característica da cidade, por estar próximo ao rio Guaíba. O cardápio está recheado de especialidade do estado, como a costela de novilho.

Puppi Baggio


Quem entra no Puppi Baggio tem a impressão de ter uma avó italiana. O estabelecimento é decorado com utensílios de cozinha, objetos pessoais e retratos de santos. No cardápio, há especialidades da Velha Bota, que são fartas e servem até duas pessoas.

Bazkaria


Onde já se viu roteiro gastronômico no Brasil sem pizza? Porto Alegre também tem redondas de primeira qualidade, como as do Bazkaria, casa que tem cardápio com sabores tradicionais e ousadas criações, como a Paixão Cortes, com molho de tomate, picanha defumada, mussarela de búfala, rúcula e tomate cereja. Há duas unidades na cidade.

Por Gustavo Mesa

Atualizado em 25 Abr 2014.