Guia da Semana

Salvador vai muito além das chamadas “tias do acarajé” com suas tradicionais barraquinhas espalhadas pela cidade. Para comprovar, o Guia da Semana separou algumas opções de dar água na boca dos sortudos que passarem pela capital baiana durante a Copa do Mundo. Seja para provar os ilustres pratos regionais ou apenas fazer uma boquinha, com preços moderados ou salgados, Salvador tem muito a oferecer. Confira!

Casa da Dinha do Acarajé

Visitar Salvador e não provar o famoso acarajé é fazer uma visita pela metade. Por isso, um dos melhores acarajés da cidade pode ser provado na Casa da Dinha do Acarajé, que também oferece outros pratos típicos da culinária baiana, como casquinha de siri, vatapá e tapioca.

Alfredo di Roma

Com franquias espalhadas pelo Brasil e exterior, o Alfredo di Roma promete agradar os turistas sedentos por massas durante o Mundial 2014. A culinária italiana tradicional com um toque contemporâneo é apresentada pelo chef Mairton de Oliveira, responsável pela elogiada cozinha da casa.

Amado

Não é só pela vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos que o Amado se destaca. Com os pratos autorais do chef Edinho Engel, o restaurante traz pratos da alta gastronomia brasileira contemporânea - de frutos do mar e massas à receitas tradicionais. O local também dispõe de bar com cartas especiais de cachaça e drinques.

Saluti
Aberto há 15 anos, o Saluti vai além do básico sushi-sashimi e apresenta uma seleção da culinária oriental: são pratos da gastronomia japonesa, chinesa e tailandesa a preços moderados. Antes das refeições é possível desfrutar da massagem shiatsu gratuita e aproveitar as opções bem relaxado.

Boi Preto

Quem passar por Salvador durante o Mundial e, durante um e outro acarajé, sentir falta de um corte macio de carne não precisa se preocupar. A churrascaria Boi Preto traz uma grande variedade de carnes além de um amplo bufê - com opções que vão de saladas a frutos do mar e massas -, e ainda tem vista para o mar.

A Porteira

Fundado há quase 30 anos, o restaurante A Porteira foge do tradicional esquema acarajé-frutos do mar, tão presente em Salvador. Ali são apresentados pratos da culinária sertaneja como purê de aipim, surubim na brasa, queijo coalho, carne de sol e feijão tropeiro.

Paraíso Tropical

Em funcionamento desde 1993, o Paraíso Tropical se encaixa numa categoria à parte: cozinha experimental. Tudo porque o chef Beto Pimentel não economiza em criatividade na hora de utilizar ingredientes naturais de seu pomar, nos fundos do restaurante localizado no arborizado bairro do cabula. Destaque para o siri-mole frito e a moqueca de camapolvo ao paraíso.

Por Paulo Marcondes

Atualizado em 15 Ago 2013.