Guia da Semana

Pela segunda vez na história, o Rio de Janeiro receberá a final da Copa do Mundo. Esperamos que, desta vez, ao soar do apito final haja muita comemoração e festa brasileira, diferente de 1950, quando o famoso "silêncio ensurdecedor" tomou conta do Maracanã. Agora, o único silêncio bem-vindo será aquele que aparece quando degustamos um prato saboroso e, de boca cheia, as palavras desaparecem. Por isso, o Guia da Semana separou uma lista com diversas opções de dar água na boca, para turistas e cariocas se esbaldarem antes, durante e depois do Mundial... Confira!

Majórica

O restaurante Majórica tem meio século de bons serviços e muitas carnes apetitosas na história. A tradicional churrascaria conta com cortes preparados na brasa, ao sal grosso, além de uma adega com mais de 1.000 rótulos disponíveis.

Aprazível

Passar pelo Rio de Janeiro e não visitar Santa Teresa é conhecer a cidade pela metade. Por isso, além de pegar o bondinho e passear pelas ruas históricas, a pedida é o Aprazível, destaque de pratos caprichados e uma completa carta de vinhos.

Cipriani

Localizado dentro do hotel mais célebre do Rio de Janeiro, o Cipriani faz sucesso dentro do Copacabana Palace. A cozinha é comandada pelo chef Nicole Finamore, responsável por delícias que vão de carnes nobres a massas consagradas.

Satyricon

Localizado em Ipanema, o Satyricon é especializado em frutos do mar. O restaurante pertence ao casal Miro e Marly Leopardi, e também oferece risotos, massas e carnes bovinas. O local possui mais de 500 rótulos de vinhos.

Biocarioca

O restaurante Biocarioca é a pedida para quem procura por opções mais lights. O menu da casa é estritamente vegano, ou seja, sem qualquer uso de carnes ou derivados animais - ovo, só orgânico. Entre massas integrais, sopas e saladas orgânicas, destaque para o cuscuz marroquino e diversas opções de risotos.


Azumi

Um dos restaurantes de comida oriental mais tradicionais de Copacabana, o Azumi dispõe seus pratos em tatames ou no balcão, sempre com novidades e opções já consagradas.

Plataforma

O restaurante Plataforma ganhou o seu público pra lá de fiel não somente pelo cardápio, repleto de carnes e frutos do mar, mas também pelos drinques e bar da casa. Um dos frequentadores mais famosos do local e que ajudou na notoriedade do restaurante era o mestre Tom Jobim.

Lamas


São 139 anos de história por trás da fachada simples do Restaurante Café Lamas, por onde já passaram nomes importantes do país. Ali são servidos cortes de carne, massas e os célebres bolinho de bacalhau e risotos variados, em versões de carne, carne seca, camarão e frango.

Quadrifoglio

Inaugurado em meados dos anos 80, o restaurante Quadrifoglio é um dos pilares da culinária italiana no Rio de Janeiro. A casa conta com mais de 30 opções de entradas, massas, risotos, carnes e peixes ao cardápio.

Por Paulo Marcondes

Atualizado em 23 Ago 2013.