Guia da Semana
Restaurantes
Por Angela Miguel e Clayton Santos

Onde tomar café no Rio de Janeiro

No embalo do Dia Nacional do Café, confira casas para tomar uma boa xícara desse elixir na cidade.

No Alle Caffè, atenção especial para os blends feitos com grãos da região serrana do Rio (Divulgação)

café, bebida tradicional produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro foi disseminado e apresentado para o resto do mundo pelos árabes. Ao longo dos anos, a iguaria foi se sofisticando e ganhando fãs por todas as partes.

O que não faltam no Rio de Janeiro são cafeterias que fazem as mais diversas receitas feitas com base do grão. Para te ajudar a localizar a melhor casa, o Guia da Semana preparou um roteiro com sete casas especializadas em café. Confira!

Armazém do Café
Inaugurada em 1997, a rede Armazém do Café logo se firmou como uma cafeteria gourmet com o requinte de uma boutique especializada. Na casa, o cliente escolhe entre café torrado, moído na hora ou em grãos, todos selecionados por região, tipo, peneira e bebida. Para acompanhar, a casa oferece pastéis integrais, quiches e waffles com sorvete. Destaque para o Submarino, bebida feita à base de café e que leva uma barra de chocolate derretida com leite quente; e o Condensaccino, um expresso quente com leite condensado e espuma de leite. 


A rede norte-americana é conhecida pelos cafés gelados saborizados. Crédito: Divulgação 

Starbucks Coffee
Com unidades no Shopping Leblon, Shopping Rio Sul e Botafogo Praia Shopping, a Starbucks segue o mesmo padrão das filiais espalhadas ao redor do mundo. O ambiente descontraído e com acesso livre à internet é ponto de encontro de jovens e trabalhadores que pretendem relaxar nos horários de intervalo. Cafés gelados e drinks com a bebida são os destaques da carta, em especial o Caramel Frappuccino, que leva café, gelo, xarope de caramelo, leite e chantilly. Além disso, o cardápio oferece opções de muffins, pães de queijo e croissants.

Alle Caffè
Alle Caffè aposta na seleção criteriosa dos grãos para o preparo da bebida, assim como na sua elaboração em diversas versões. Os dois blends de cafés especiais usados na casa, Delicatto e Bravo, são originários da Fazenda São Francisco, no município de São José do Vale do Rio Preto - região Serrana do estado do Rio. A partir deles, mais de 50 combinações são preparadas na cafeteria. Destaque para o Affetto, um expresso com doce de leite, chocolate cremoso e leite vaporizado; e o Cappuccino Martini, que combina expresso com martini, sorvete de café e chocolate.


Tirados de máquina italiana, os cafés da Besi ganham também companhia de bebidas alcoólicas. Crédito: Divulgação

Café Besi
Mix de loja de decoração e cafeteria, a Besi foi aberta em 2009 no centro da cidade. Os cafés gourmet são tirados da máquina italiana La Marzocco. Dentre os feitos com leite, o mocaccino, feito com calda de chocolate, é destaque. Irish Nut Shake e Capuccino Bailey's são dois dos drinks alcoólicos. Como acompanhamento, brownies, muffins, cupcakes, quiches e sanduíches leves. Para venda, há exemplares da Suplicy Cafés Especiais e da The Gourmet Tea, lojas de São Paulo.

Déguster Café
Entre os destaque da Déguster Café estão os expressos, cappuccinos, mocaccinos e o elaborado Déguster Cioccolato, que mescla café com sorvete de creme, chocolate quente e chantilly. Para acompanhar as bebidas há sanduíches que vêm com batatas chips ou salada verde. Destaque para o Caprecce Gratin, feito na ciabatta com mozarela de búfala, tomate, rúcula, molho pesto e fatias de berinjela assada.


Na Cafuné, grãos arábica e blends compõem o cardápio. Crédito: Divulgação

Cafuné
A proposta da Cafuné é preparar os cafés artesanalmente no momento de cada pedido, já que o cliente pode escolher o tipo de extração. Além do expresso feito com blend próprio, é possível pedir a French Press (cafeteira de êmbolo) e o café coado em filtro cônico e porta-filtro de porcelana. Destaque para grãos arábica feito em fazendas do Espírito Santo, para cafés orgânicos e importados, como o boliviano Anjilanaka e o queniano Kurinvaga.

Cocadine
No Shopping da Gávea desde 2008, o quiosque está sempre cheio de espectadores do teatro. Os bolos, doces e salgados são perfeitos parceiros para os expressos, mocaccinos e capuccinos da casa. Mas as bebidas à base de café são grande destaque, como o Cocadine (expresso, sorvete de baunilha, Nutella e coco ralado) e o Negresco (expresso, sorvete de baunilha e biscoito trufado).


Por Angela Miguel e Clayton Santos

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

Vezpa Pizzas, tradicional e descolada rede carioca, chega a São Paulo; saiba mais

Restaurantes

Paris 6 lança panetones em parceria com Havanna; saiba mais!

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com espaço a céu aberto

Restaurantes

13 pizzarias que vendem opções integrais, veganas e sem glúten

Restaurantes

Johnny Rockets inaugura nova unidade em São Paulo; saiba mais

Restaurantes

Mr. Cheney oferece 50% de desconto no Dia do Cookie, saiba mais!

Restaurantes