Guia da Semana
Restaurantes
Por Mariana Jota

Os malefícios das frituras

Saiba quais são os malefícios da ingestão constante de frituras.

Saiba quais são os malefícios da ingestão constante de frituras (Divulgação)

Que as frituras são deliciosas, isso é inegável. Eliminá-las da dieta, às vezes torna-se sacrificante. Mas você sabe por que elas fazem mal? Conhecer os malefícios da ingestão de frituras pode lhe ajudar a cortar ou pelo menos reduzir de forma considerável o consumo dessa tentação e porque devemos evitar estas delícias perigosas.

+ Veja os benefícios do Omega 3
+ Veja alimentos que fazem bem para a pele e cabelo

As frituras trazem a temida gordura trans, que favorece o desenvolvimento de doenças do coração. Mesmo que você utilize óleos vegetais de boa qualidade para fazer as suas frituras, elas também promovem a formação de uma substância altamente cancerígena, conhecida como acroleína que é formada quando o óleo é submetido à alta temperatura. Outro ponto muito comum na fritura e que traz ainda mais prejuízos é a reutilização do óleo para novas frituras. Isso torna o alimento mais prejudicial, já que a gordura passará por um novo processo de aquecimento e ainda estará com resquícios do alimento frito anteriormente.

Os alimentos fritos apresentam-se com características inflamatórias, o que pode trazer acúmulo de gordura abdominal e resistência à insulina. O que acontece? Você se sente mais cansada, com menos energia, passa a ser menos fértil. Além de ficar com sua silhueta prejudicada, ao ingerir frituras você fica mais propenso a ter espinhas, e ficar com a pele, o cabelo e as unhas enfraquecidos. Gorduras encontradas na fritura, quando consumidas em excesso, podem causar aumento da pressão arterial e até mesmo a redução do crescimento em crianças. E os malefícios da gordura vinda das frituras não são isolados, já que ao consumi-la você naturalmente perde parte da capacidade de absorção de nutrientes de outros alimentos ingeridos.

Portanto, as frituras devem ser consumidas esporadicamente e a substituição destes tipos de alimento por opções mais saudáveis como grelhadas, cozidas, ensopadas e assadas, devem ser realizada diariamente. Associado a outros de hábitos alimentares saudáveis, para garantir prevenção de doenças e a otimização da saúde. Se ainda assim você não conseguir resistir, tente diminuir o máximo possível a quantidade de frituras que consome.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.


Por Mariana Jota

Atualizado em 16 Set 2013.

Mais notícias

Conheça o Frutta & Crema, restaurante italiano com vista para a Serra da Cantareira

Restaurantes

Restaurantes em São Paulo para o Dia dos Pais 2021

Restaurantes

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes