Guia da Semana



Existe alguma comida mais espanhola do que a paella? Originária de Valencia, a iguaria ganhou fama em outras regiões da própria Espanha e, mais tarde, em cardápios do mundo todo.

Servida em festas, comemorações e finais de semana, a paella costuma ser preparada pelos homens, em geral o chefe da casa. Daí a origem de seu nome - "para ella" -, já que a comida é oferecida às mulheres.

Nos séculos 16 e 17, quando os valencianos saíam cedo para trabalhar, tinham o hábito de levar um pequeno carregamento com arroz, sal, azeite e uma grande panela redonda. Na hora em que a fome apertava, caçavam o animal que estivesse por perto, pegavam os legumes que encontravam pelo caminho, misturavam tudo e faziam o almoço. O clima de confraternização atravessou os tempos e pode ser experimentado até hoje ao redor de uma mesa que serve o delicioso prato espanhol.

Já que era feita praticamente de improviso, cada região adaptou a comida de uma forma diferente. Apareceram então a paella marinera, elaborada com frutos do mar, a mista, feita com diversas carnes, e a negra, misturada com tinta de lula. Para prepará-la é imprescindível o uso da tradicional paellera, também chamada de paella, uma panela grande, redonda e rasa, capaz de cozinhar o arroz em extensão e não em altura, detalhe importantíssimo da receita. A qualidade e a quantidade certa de água também são fatores decisivos na hora do preparo.

Conheça outros pratos típicos da Espanha

Atualizado em 7 Ago 2012.