Guia da Semana


Itália também é sinônimo de pão. As conquistas do Império Romano expandiram o pão por toda Europa, principalmente pelos países de origem latina. Dentre as variedades de massas e trigos, alguns pães ganharam fama e se tornaram populares no ocidente.

Um deles é o panetone. Ele surgiu em meados do século 17, no Norte da Itália, região da Lombardia. Muitas histórias rodeiam a origem dessa delícia degustada em abundância nas festas natalinas. A mais conhecida é a do padeiro Toni, de Milão. Num dia de grande inspiração, Toni preparou um pão com massa doce e leve. Acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Nasceu então o Pane di Toni, que mais tarde passou a se chamar panetone.

A ciabatta é outro pão que tem história para contar. Em época de recessão, a população italiana tinha que encontrar um jeito de fazer pão com pouca farinha de trigo. A ciabatta, que em português significa sapato velho, foi batizada com esse nome porque era rústica e achatada. Seu miolo é bem branco e a sua casca é fina, crocante e clara, bem diferente da ciabatta de antigamente.

Os grissinis também não ficam atrás. Preparados com farinha de trigo, manteiga ou gordura, água e sal, são apresentados sob a forma de cilindros finos e curtos. Crocantes, os grissinis são acompanhamentos obrigatórios na mesa dos italianos para qualquer tipo de refeição.

E para fechar a lista, tem ainda a focaccia, espécie de pão-pizza feita basicamente com farinha de trigo, azeite de oliva, fermento e sal. Assim como o molho pesto, é também uma especialidade genovesa que existe há, pelo menos, mais de mil anos. Hoje se tornou uma espécie de fast-food italiano, disponível em restaurantes, padarias e casas especializadas por toda Itália.

A focaccia verdadeira não deve ser mais alta que a espessura de um dedo, além de crocante por fora e macia por dentro. Segundo a lenda, as mulheres dos navegadores preparavam uma variação acebolada da iguaria para seus maridos alimentarem-se durante as viagens e "afastarem", devido ao forte sabor que impregnava na boca, outras mulheres em portos e cidades.

Conheça outros pratos típicos da Itália

Atualizado em 7 Ago 2012.