Guia da Semana

Talento natural, paladar aguçado e agilidade no fogão. Parece que tais características não são mais suficientes para se tornar um chef conhecido. Além da habilidade com as panelas, requisitos como presença de câmera e carisma foram adicionados à receita do sucesso. Os shows culinários que invadem a televisão são prova disso. Para economizar horas zapeando e ganhar tempo na cozinha, selecionamos as atrações mais populares na grade da programação brasileira. Sintonize o canal preferido em sua cozinha e bom apetite!

Receitas caseiras

Foto: Divulgação


Edu Guedes ganhou destaque na mídia mostrando seus dotes culinários em programas de receitas. Entre 2001 e 2004, comandou seu primeiro quadro no programa Note e Anote. Após a repercussão com receitas sofisticadas e fáceis de preparar, passou pelo matinal Tudo a Ver, para logo em seguida, assumir a cozinha do Hoje em Dia, onde divide espaço com o jornalista Britto Junior e a modelo Ana Hickmann. Vale conferir pelas dicas práticas do dia a dia e releituras simples de pratos mais elaborados.
Quem transmite: Record, de segunda a sábado, a partir das 9:10h

Requinte à mesa

Foto: Alexandre Campbell/Divulgação GNT


Comandado pelo chef francês Claude Troisgros e a sommelière Deise Novakoski, o Menu Confiança ganhou adeptos entre os apreciadores da alta gastronomia. Além de um conteúdo mais requintado, traz dicas de harmonização entre as receitas apresentadas e diversas bebidas. Uma boa oportunidade para observar um dos mais respeitados profissionais da escola francesa em ação, além de aprender um pouco mais sobre vinhos. Não esqueça o bloquinho de anotações.
Quem transmite: GNT, toda segunda-feira, a partir das 22h

Queridinha de Obama

Foto: Reprodução


Rachel Ray rapidamente se tornou um dos novos ícones da TV norte-americana. Em seu programa, a chef traz receitas fáceis e nutritivas, enquanto coloca em pauta debates sobre temas atuais, apresentações musicais e entrevistas com celebridades, como Barack e Michelle Obama. Sem agenda política, o programa tem como objetivo despertar a criatividade do público na cozinha por meio de receitas fáceis. Elogiada pela crítica, Rachel tornou-se sucesso de audiência nos EUA, ganhando stauts de ícone entre as mulheres modernas na gastronomia.
Quem transmite: Discovery Home & Health, toda quarta-feira, a partir das 19h

Vida saudável

Foto: Divulgação


O chef mais famoso da Inglaterra ganhou o mundo sem precisar sair de sua cozinha (ou seria estúdio?). Agora, Jamie Oliver comanda o Revolução na Cozinha, que tem como proposta melhorar os hábitos alimentares dos espectadores. Para isso, visita diversos lares, nos quais apresenta uma proposta alimentar saudável, mostrando que é possível comer bem, de forma prática. De acordo com o site Hollywood Reporter, a cruzada de boa gastronomia do inglês deve continuar em 2010, em um programa que prevê visitas para as cidades menos saudáveis dos Estados Unidos.
Quem transmite: GNT, toda sexta-feira, a partir das 12h

Restaurante em casa

Foto: Reprodução


Apresentado no canal Discovery Home & Health, o Chef a Domicilio é comandado pelo australiano Curtis Stone, autor de diversos livros do gênero. Em seu programa, ele vai até a casa das pessoas para ensiná-las a preparar receitas diferenciadas, variando entre pratos conhecidos e exóticos, de acordo com o perfil do visitado. Fiel à sua filosofia de simplicidade com produtos naturais, Curtis adota a linha europeia moderna. A notoriedade rendeu um lugar no livro London on a Plate, dedicado aos melhores chefs residentes na capital britânica.
Quem transmite: Discovery Home & Health, toda quinta-feira, a partir das 13h


Atualizado em 7 Ago 2012.