Guia da Semana

Acordar cedo e ter o prazer de sentir o cheiro de pão quentinho é privilégio para poucos. Porém, se você mora na Mooca, na zona leste de São Paulo, nos arredores do número 61 da Rua Borges de Figueiredo, próximo ao número 200 da Rua Juventus ou ainda ao ladinho do número 1073 da Rua Visconde de Inhomerim, essa situação pode ser mais fácil de acontecer.

Nesses três endereços estão localizadas a Di Cunto, a Empório Juventus e a Nova Veredas, respectivamente, três padarias tradicionais e de referência no bairro. O movimento cresce nos finais de semana, afinal, cada vez mais o mooquense adquire o hábito de tomar o café da manhã fora de casa.

Casais, grupos de amigos, idosos e famílias com crianças lotam as mesas e os balcões das padarias. Fora os tradicionais café com leite, suco de laranja, vitaminas, misto quente e pão na chapa, os bufês de café da manhã dessas padarias oferecem bolos, pães doces, omeletes, frios, salsinha com molho de tomate, frutas e iogurtes. Se a escolha for a Di Cunto, também terá direto de degustar o panetone da casa.

Foto: Divulgação

Um dos automóveis da frota de entregas da Panificadora Irmãos Di Cunto, em meados da década de 30

Di Cunto

Assim como acontece com outros empreendimentos familiares, a história da família Di Cunto confunde-se com a trajetória da empresa dos Irmãos Di Cunto. O investimento no ramo de padarias começou com o patriarca Donato, que imigrou da Itália em 1878 e, anos depois, abriu uma das primeiras casas de pães da cidade de São Paulo.

O primeiro estabelecimento tinha sede na Rua Visconde de Parnaíba, já o segundo foi fundado em 1896 e ficava na Alameda Taubaté, que hoje é a Rua Borges de Figueiredo - onde ainda é a tradicional Di Cunto na Mooca. "A padaria foi fechada por um tempo, visto que patriarca da família retornou ao seu país de origem. Porém, em 14 de março de 1935, quatro filhos de Donato: Vicente, Lorenzo, Roberto e Alfredo reacenderam o forno da antiga casa de pães", conta Marco Alfredo Di Cunto Júnior, que é neto de Lorenzo e o atual gerente de marketing da empresa.

Desde então, o empreendimento tem só prosperado. O fato é comprovado com a abertura de mais duas sedes em São Paulo - no Tatuapé e no Itaim - e a ampliação de serviços para confeitaria, doceria, bufê, realização de eventos com bufê e, em breve, uma estrutura completa para festas com o salão. Porém, mesmo se tornando uma grande empresa, a Di Cunto não abre mão de oferecer serviços personalizados para seus clientes, com estilo artesanal de produção.

"A fabricação do panetone começou em 1939, a receita foi desenvolvida aqui e aprimorando-se de tempo em tempo, até mesmo com a utilização de matérias-primas diferenciadas. No entanto, ele nunca perdeu sua característica artesanal. Hoje, somos os fabricantes de panetone mais antigos do Brasil", informa Marco.

Foto: Divulgação

Os pães são os produtos mais procurados na Nova Veredas e na Empório Juventus

Nova Veredas e Empório Juventus

A demanda de padarias nos arredores da Mooca fez surgir outras duas grandes casas na região, pertencentes à rede Nova Veredas. O primeiro estabelecimento foi fundado em 2004 na Rua Juventus, e acabou mudando de nome para Empório Juventus em homenagem à importância que a rua representa para o bairro. Três anos depois, a empresa ganhou uma nova sede da Nova Veredas, na Rua Visconde de Inhomerim.

De acordo com o gestor e estrategista da marca, Ricardo Agnelo D´Angelo, a maioria dos produtos e serviços são iguais nas duas casas. Porém, há alguns serviços que variam de acordo com cada padaria, como o bufê de chá da tarde, que é servido apenas na Empório Juventus. "Mesmo assim, os produtos e os serviços são periodicamente revistos para analisarmos a possibilidade de extensão para ambas as casas", revela.

Ricardo conta que os carros-chefes são as variedades de pães, principalmente o clássico pãozinho francês. Outros destaques das padarias são os bolos, os sanduíches de metro, os salgados e os bufês de café da manhã, almoço, jantar e sopas, que fazem muito sucesso e contribuem significativamente para o resultado financeiro da empresa. A confeitaria da rede Nova Veredas produz alguns doces típicos italianos, mas também conta com doces baseados na cozinha portuguesa, espanhola, alemã e americana.

O público dos estabelecimentos varia de acordo com os horários e dias da semana, indo de executivos, na hora do almoço, até famílias durante a noite ou nos finais de semana. Assim, é notório que as padarias da Mooca possuem um 'quê' diferenciado dos demais bairros. "A características dos moradores locais de valorizarem o que é da Mooca deixam o bairro cada vez mais peculiar e atrativo para os antigos e os novos mooquenses", justifica Ricardo.

Foto de abertura: Divulgação

Atualizado em 7 Ago 2012.