Guia da Semana

Foto: Getty Images


A expressão inglesa finger food está sendo bastante usada nos últimos tempos e significa nada mais, nada menos, do que comida para comer com os dedos. Essa nova tendência culinária entrou de vez no Brasil e faz sucesso nos mais variados tipos de eventos, principalmente quando feitos por bufês.

A principal vantagem em aderir a esse conceito está na oportunidade de oferecer e degustar vários sabores em uma única refeição. Não é raro pratos principais serem transformados em miniaturas que são experimentados de uma só vez. Servidas em colherzinhas, palitinhos, mini copos e taças, as receitas ganham montagens criativas e práticas.

No dia a dia, as finger foods estão mais presentes nas entradas, brusquetas, mini sanduíches e canapés. Mas quem nunca preparou um sanduíche no pão de forma e cortou em pequenos pedaços? Pois é, o lanche passou a ser uma porção de finger food!

Alguns ingredientes da culinária mexicana, como os nachos e tortillas, são ótimos aliados no preparo desse tipo de prato. Ao preparar um molho especial, como a guacamole, que, no México, é chamado de salsa, e incluí-lo no centro de um prato envolto aos nachos, você tem um finger food pra lá de saboroso. As tortillas servem como base para servir os mais diversos recheios, seja no formato de tacos e burritos, ou como cestinhas comestíveis, que podem receber até o prato principal de forma delicada e irreverente.

Com os finger foods é assim: deixe os talheres de lado e entre no mundo da praticidade e da variedade de sabores. Deguste sem moderação.

Leia a coluna anterior de Meire Caprio:

Viva o sabor do México

O ABC da culinária mexicana

Quem é a colunista:Uma frase, meu lema: "Trabalhar no que se ama é se divertir".

O que faz: Chefio e crio os pratos mexicanos do Peppers Bar.

Pecado gastronômico: Comer taco, sempre exagero!

Melhor lugar do mundo:
O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Ouço MOBY, Björk, Massive Atack, muito inspirador.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.