Guia da Semana

Por Marcela Besson

O período de 21 de dezembro a 20 de março marca a estação preferida daqueles que curtem praia, sol e cerveja. Mas num país tropical como o nosso, as datas parecem ser mera convenção. As estações por aqui não são muito bem definidas e o brasileiro passa horas em frente ao ventilador tentando suportar as altas temperaturas em outros meses do ano.

Numa época ou em outra, tenta-se driblar o termômetro e buscar meios para se refrescar, especialmente no verão. O remédio, quase sempre, é se esbaldar em litros de sucos e água, banhos gelados e muito ar condicionado! Mas e se a fome apertar? Qual a melhor opção para não se sentir pesado e indisposto ao final da refeição? O Guia da Semana listou os pratos que "batem cartão" nos menus de verão e o que os principais restaurantes estão fazendo para reinventar sabores e aromas. Tem também comidas exóticas que prometem conquistar o paladar dos mais curiosos. Deguste à vontade!

Peixes e Frutos do Mar: o nosso litoral é imenso e, portanto, essas espécies marinhas não faltam por aqui. Ricos em nutrientes, garantem sabor e saúde à mesa no verão.

Saladas: quer comida melhor para se refrescar no calor? Elas ajudam a hidratar o organismo, são excelentes fontes de vitaminas e dão um colorido especial à estação.

Lanches: com recheios simples ou mais sofisticados são a cara do verão. Além disso, combinam perfeitamente com o clima descontraído da época.

Carpaccio: essa especialidade italiana incrementa com classe o cardápio da estação mais quente do ano. As receitas vão das mais tradicionais às mais autênticas.

Novidades exóticas: não poderiam faltar os pratos diferentes, que prometem conquistar o paladar dos amantes do verão. Aventure-se!


Atualizado em 7 Ago 2012.