Guia da Semana



Assim como o Natal, a Semana Santa é um dos feriados cristãos que, ao longo dos séculos, modificou hábitos alimentares do mundo ocidental e por ela foi transformado. A celebração, que acontece da sexta-feira santa até o domingo de Páscoa e busca rememorar os últimos dias de Jesus Cristo na Terra, ganha cada vez mais a conotação de encontro familiar e reafirmação dos laços de amizade e carinho com grupos maiores.

A festividade começou na Idade Média. Após o Carnaval, os cristãos passavam quarenta dias - momento nomeado de quaresma - em períodos de jejum, com total abstinência de qualquer tipo de carne até o domingo de Páscoa. A fé, entrega e obediência eram entendidas como formas de compartilhar o sofrimento de Cristo até sua ascenção.

As constantes mudanças na sociedade trouxeram novas formas de celebrar essa festa. A abstinência de carne, antes por toda a quaresma, passou a ser de apenas um dia. Mesmo reduzida, a manutenção da tradição ajudou a popularizar o peixe da última ceia como um prato também nobre.

Já o ovo é símbolo da renovação em diversas culturas, principalmente no Leste Europeu, onde ainda são pintados e dados de presente a amigos. Mas a sua transformação em ovos de chocolate é algo bem mais recente, envolvendo assim as crianças na celebração da festa e do consumo.

Veja abaixo algumas novidades de casas e grifes de chocolates para a Páscoa. Clique nos links para conhecer melhor os estabelecimentos e pegar o endereço.


Uma Páscoa italiana é a sugestão do Enotria Bistrô. O restaurante traz um menu completo para a celebração, com salmão gratinado no prato principal, e Colomba recheada com Nutella para a sobremesa. Na Barra da Tijuca, CasaShopping.

Fundo de alcachofra com creme de bacalhau é a releitura francesa do Blason, na Casa Julieta de Serpa, no almoço do domingo de Páscoa. Costeleta de cordeiro e ravióli de abóbora com pera ao molho de tangerina são opções de prato.

O tradicional bolinho de bacalhau ganha massa feita de batata doce e alho poró. O clássico é servido com salada verde e molho picante e é uma das entradas oferecidas no Santa Satisfação, com unidades em Copa e no Leblon.

Nova casa do chef suíço Christophe Besse, Branche participa da sua primeira Páscoa e traz à mesa Filé de Pirarucu grelhado ao vinagrete de tucupi. Os clientes ganham finos bonbons e poderão degustar a gota de chocolate. Em Copacabana.

O Aquim traz uma Páscoa baseada no conceito do luxo, encontrado no Ovo Fabergé dourado, que podem ter chocolate com até 85% de cacau. A novidade do ano é o ovo Duo Praliné de Amêndoas e Avelã, com matéria-prima belga.

Uma opção que une qualidade e custo-benefício são os produtos da Chez Bonbon, que nesse ano traz sabores inusitados como flor de sal, trufa de cachaça e pistache com kirsch. No Botafogo Praia Shopping ou na fábrica em São Cristóvão.

Mascote do Cafeína na Páscoa, o Cafeina Bunny é feito a partir de vários ovos. Além dos chocolates, a rede oferece tortas como a já clássica Zucotto Pascoal, com pão de ló de chocolate e França, bolo de laranja com recheio de brigadeiro.

Atualizado em 7 Ago 2012.