Guia da Semana



Assim como o Natal, a Semana Santa é um dos feriados cristãos que, ao longo dos séculos, modificou hábitos alimentares do mundo ocidental e por ela foi transformado. A celebração, que acontece da sexta-feira santa até o domingo de Páscoa e busca rememorar os últimos dias de Jesus Cristo na Terra, ganha cada vez mais a conotação de encontro familiar e reafirmação dos laços de amizade e carinho com grupos maiores.

A festividade começou na Idade Média. Após o Carnaval, os cristãos passavam quarenta dias - momento nomeado de quaresma - em períodos de jejum, com total abstinência de qualquer tipo de carne até o domingo de Páscoa. A fé, entrega e obediência eram entendidas como formas de compartilhar o sofrimento de Cristo até sua ascenção.

As constantes mudanças na sociedade trouxeram novas formas de celebrar essa festa. A abstinência de carne, antes por toda a quaresma, passou a ser de apenas um dia. Mesmo reduzida, a manutenção da tradição ajudou a popularizar o peixe da última ceia como um prato também nobre.

Já o ovo é símbolo da renovação em diversas culturas, principalmente no Leste Europeu, onde ainda são pintados e dados de presente a amigos. Mas a sua transformação em ovos de chocolate é algo bem mais recente, envolvendo assim as crianças na celebração da festa e do consumo.

Veja abaixo algumas novidades de casas e grifes de chocolates para a Páscoa. Clique nos links para conhecer melhor os estabelecimentos e pegar o endereço.


Bacalhau à paulista, recifense ou mexicana. Seja no risoto ou na colher, o Obá traz vários preparos com o nobre pescado. No domingo, as crianças vão brincar de caça aos miniovos espalhados pela casa. Os marmanjos ganham um no café.

Siá Mariana aproveita a data e apresenta Júlian Gil, seu novo chef, que traz Posta de Pintado ao Molho de Cítricos. Para entrar no clima do coelho, Chocolates em texturas. No domingo de Páscoa, a casa servirá seu rodízio de peixes de água doce.

O clima família da festividade é ideal para conhecer a Chácara de Santa Cecília, que no domingo traz um brunch com sucos e pães de fabricação própria, bufê especial, com Dourado Recheado, além de outros quitutes. Para os pequenos, recreação.

Na Lapa, o Nêgo Viana incrementa o nobre pescado com purê de mandioquinha e outros temperos. É o Bacalhau à Cavalcanti. Quem não gosta, a pedida é a Anchova. No domingo, um doce brinde para quem pedir esses pratos.

Na Brasserie Erick Jacquin, a chef patissière Amanda Lopes soltou a imaginação em ovos como o Galaxie, feito com chocolate Guanaja e escamas de chocolate azul. E, em ano de Copa, ovo bola de futebol, com chocolates branco e preto.

Essa é para chocólatra. O Cachoeira Natural criou a Paella de chocolate. Leva frutas, bombons, camafeu de nozes e miniovos de Páscoa, tudo envolto em calda de chocolate. A novidade será servida no domingo, junto com o bufê.

Os fãs dos cupcakes têm bons motivos para ir à Wondercakes. Para a data, a casa lançou modelos de cesta, ovos com chocolate belga Callebaut, cups temáticos como o Colomba, e duas novidades, bolo denso de chocolate e docinhos de colher.

Atualizado em 7 Ago 2012.