Guia da Semana

Por Viviane Aguiar


Divulgação
"Macacão" gourmet da Mercearia do Francês

Macacão, bolsa de praia, salto alto e minissaia. Não, não estamos falando de artigos do vestuário: esses são os itens do cardápio da moda do restaurante Mercearia do Francês. Inspirado nas tendências de roupas de verão e aproveitando a São Paulo Fashion Week, o chef e um dos proprietários, Steven Kerlo, criou essas saladas leves - para não prejudicar a silhueta - e criativas - para mostrar que a união entre moda e gastronomia é muito possível.

"A preocupação da moda acompanha o desejo da aparência saudável, assim como a culinária", relaciona o chef, que abusou da inventidade para preparar a salada Macacão, feita em um formato único como a peça de roupa, a Bolsa de Praia, que leva o típico praiano queijo coalho, a Salto Alto, feita sobre uma espécie de manta que a deixa mais alta que as demais, e a Minissaia, composta por mini-legumes variados. "A moda, a gastronomia e a cultura em geral fazem parte de um estilo de vida", conclui.

Divulgação
Shimo: Combinado Fashion,
no reduto de modeletes
Assim como Steven, Patrick Ferry é um francês "paulistanizado" que comanda a alta cozinha do Sofitel São Paulo. Durante a SPFW, ele também tomou a alta costura como pretexto para desenvolver a sobremesa Fashionistas, vendida em um estande do próprio evento e na pâtisserie do hotel até 24 de fevereiro. "As modelos não querem engordar, são pessoas delicadas, então, para elas, fiz um doce leve e com frutas", diz ele, referindo-se à mistura de laranja confit, mousse de anis estrelado, geléia de frutas, suco de morango, de pêra e de grappefruit, com cobertura de framboesa. Uma delícia capaz de levar à tentação qualquer profissional das passarelas.

Comida fashion
Com inspirações variadas, que vão desde sua terra-natal até o filme O Diabo Veste Prada, Patrick já é conhecido na moda-gastronomia paulistana. No ano passado, ele chegou a desenvolver um bolo em homenagem à top Gisele Bündchen. "Ela comeu e acho que gostou sim", diverte-se. Além de ser provocada por musas inspiradoras dos mais variados tipos, a relação entre costura e culinária também existe por si só.

Como bem lembra o chef, a tendência vintage, de releitura dos elementos do vestuário do passado, tão em voga nas passarelas já há alguns anos, também é seguida pela culinária. Ou alguém que aprecia a boa mesa ainda não ouviu falar de cozinha fusion - aquela que une elementos de culturas diversas em um mesmo menu? Só resta saber o que dita o quê: se é a moda que "bebe" da fonte gastronômica ou se é a culinária que se veste da moda.

Escolha, experimente, use!

Steven Kerlo ensina como preparar as saladas da moda

  • MACACÃO

    Ingredientes:
    75 g de peito de frango cozido e desfiado
    1/4 de cebola fatiada
    1/4 de pimentão vermelho fatiado
    1/4 de dente de alho picado
    10 g de hortelã picada
    8 ml de azeite extra-virgem
    5 g de tomilho picado
    1/4 litro de óleo de girassol
    5 folhas de massa de harumaki
    1 cebolete
    1/4 de limão siciliano cortado à francesa
    5 g de salsinha picada
    1 pote de geléia ou chutney de manga
    Bouquet de salada:
    Alface americana, alface crespa, frisée, radicchio, mini rúcula, mini-agrião, ½ tomate fatiado
    Modo de preparo: Em uma panela anti-aderente, esquente o azeite e acrescente o alho, o pimentão, a cebola e o tomilho. Quando a cebola dourar, acrescente o frango desfiado, a hortelã e tempere com sal e pimenta. Reserve. Espalhe as folhas de harumaki numa mesa, recheie com frango e enrole como um charutinho. Reserve.

    Aqueça o óleo de girassol numa panela e frite os charutinhos (chamados "nem") até ficarem dourados e crocantes. Seque com papel toalha. Monte o bouquet colocando primeiro uma folha de alface americana, uma de radicchio, mini-agrião, mini rúcula e, por último, a frisee. Coloque o tomate fatiado em volta, tempere com azeite extra-virgem. Pegue dois espetos de madeira e coloque os quatro charutinhos de forma a fazer um macacão. Disponha em cima do bouquet e sirva com geléia de manga. Enfeite com cebolete, limão e salsinha picada.

    Divulgação
    A "Bolsa de Praia" na visão do chef

  • BOLSA DE PRAIA

    Ingredientes
    Bouquet de salada: alface americana, alface crespa, frisée, radicchio, mini rúcula, mini-agrião, 1/2 tomate fatiada, 2 espetos de queijo coalho
    Molho de melaço de cana
    10 ml de melaço de cana
    10 ml de água gelada
    5 g de pimenta rosa
    2 g de gengibre
    15 ml de azeite
    10 ml de vinagre balsâmico
    Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liqüidificador e peneire. Monte o bouquet no centro do prato, corte o queijo em cubos e grelhe de cada lado. Disponha em volta do bouquet e tempere com o molho.

  • SALTO ALTO

    Ingredientes
    Bouquet de salada: alface americana, alface crespa, frisée, radicchio, mini rúcula, mini-agrião, 1/2 tomate fatiada, 2 bastões de kani, 1/4 de manga
    Molho
    50 g de iogurte
    6 folhas de hortelã
    15 ml de azeite
    5 ml de água gelada
    Sal e pimenta ao gosto
    Modo de preparo: bata os ingredientes do molho no liquidificador. Monte o bouquet em um canto do prato, disponha o molho em cima das folhas e adicione as fatias de manga. Corte o kani no comprimento de um dedo e o coloque de maneira a formar um salto e a manga o sapato. Tempere com o molho.

  • MINISSAIA

    Ingredientes
    Mini rúcula
    Mini-agrião
    Mini-cenoura
    Mini-milho
    Mini-abobrinha
    Broto de feijão
    Tomate cereja
    Sal guerande
    Azeite extra-virgem aromatizado de alecrim
    Vinagrete de mostarda
    30 ml azeite
    15 g mostarda Dijón
    10 ml vinagre tinto
    Modo de preparo: disponha os alimentos no prato, tempere com o azeite, o sal de guerande e o vinagrete de mostarda.


  • Roteiro gourmet-fashion

    Brasserie Paulistta
    Tanto no almoço como no jantar, serve um menu inspirado na SPFW, com salada de pato desfiado com castanha de caju ou steak frittes (filé com fritas) feito com manteiga Maître d´Hotel.
    Alameda Itu, 1088, Jardins
    Fone: (11) 3085-9135

    Mercearia do Francês
    Oferece quatro saladas inspiradas em artigos de moda.
    Rua Itacolomi, 636, Higienópolis
    Fone: (11) 3214-1295

    Shimo
    Durante a SPFW, oferece o Combinado Fashion, o prato preferido da modelo Ana Hickmann, e serve de point para os fashionistas que se encontram na cidade.
    Rua Jerônimo da Veiga, 74, Itaim Bibi
    Fone: (11) 3167-2222

    Sofitel São Paulo
    Até 24 de janeiro, serve em sua pâtisserie Le Fournil a sobremesa Fashionistas - um doce recheado com frutas variadas, criado a partir de suas "investigações" pela moda.
    Rua Sena Madureira, 1355, Vila Mariana
    Fone: (11) 5087-0888

    Atualizado em 7 Ago 2012.