Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Pâtisserie

Muito mais que uma sobremesa.

Foto: Sxc.Hu

Resultado de talento, inspiração, criatividade e ingredientes perfeitos. Esses doces elaborados recebem o nome de pâtisserie, confeitaria em francês. No Brasil esta arte francesa vem crescendo gradativamente, mas como em qualquer outra área, ainda está carente de profissionais de qualidade.

Os melhores chefs Pâtisserie trabalham dentro dos grandes hotéis do país e do mundo. Ou então em restaurantes, como é o meu caso. Sou proprietário do Philippe Bistrô, casa localizada no bairro de Moema (São Paulo). Fascinado desde criança pelo preparo e acabamento artístico de doces, resolvi me dedicar a estudar a técnica, até me tornar chef Pâtisserie pela renomada escola Lê Cordon Bleu Paris (França), ganhando o primeiro lugar no curso.

Em países da Europa, estagiei na tradicional maison La Durée, e no ministério das relações internacionais, na preparação de recepções para chefes de estado e suas comitivas, ao lado de nomes importantes da gastronomia mundial. Como banqueteiro, ousei na organização de eventos como jantares, casamentos e coquetéis, e antes de retornar ao Brasil, trabalhei em Barcelona (Espanha), onde conheci a cozinha Catalã.

Ao retornar ao país, abri o bistrô que leva meu nome, no bairro de Moema, onde, além de oferecer deliciosos e requintados pratos, preparo sobremesas clássicas com influência da pâtisserie francesa, como o tradicional crème brülée de vanilla, além do crème brülée de pistache e tartelette de chocolate com praliné.

Para mim a sobremesa é essencial para compor uma refeição perfeita. Tenho o costume de comer sobremesas onde quer que eu esteja. Os franceses, por exemplo, fazem todas suas refeições, inclusive em suas casas, comendo entrada, prato principal e sobremesa. E no Brasil, mesmo em dias quentes, cada vez mais os brasileiros não abrem mão de se deliciar com uma deliciosa sobremesa após as refeições.

Quem é o colunista: Luis Philippe Vieira.

O que faz: Chef de Cuisine e Patisserie

Pecado gastronômico: um bom churrasco preparado com carnes nobres.

Melhor lugar do mundo: relaxando em qualquer praia tranquila com um belo visual

Fale com ele:
[email protected]



Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com quitutes juninos

Restaurantes

Mr. Cheney lança cookie Paçoca Amor para celebrar as festas juninas; saiba tudo!

Restaurantes