Guia da Semana


"Pimenta na cozinha dos outros é refresco. Na nossa é sabor e calor". Com esse slogan divertido, o restaurante Tordesilhas apresenta a segunda edição de seu Festival de Pimentas, que vai de 28 de março a 8 de abril. O resultado do evento em 2004 rendeu bons frutos e a casa, especilizada em cozinha brasileira, se aprimorou no uso, na aplicação e na harmonização das pimentas com os pratos. A variedade de espécies está garantida pelo mestre pimenteiro Zé Lima. Ele limpa, prepara e curte cada uma das iguarias.

A pimenta pode ser picante ou não. Mais ou menos cheirosa também. Mas tem uma coisa que pimenta é por natureza e unanimidade: quente. Ela esquenta a língua, o estômago, aquece o corpo e até o espírito. Mas, usada na medida certa, acrescenta sabor aos pratos e estimula o bom humor. Por isso, já que o tema do momento é a cozinha das sensações, a chef Mara Salles, do Tordesilhas, elaborou um cardápio que brinca com essas percepções: o frio, o quente, o cru e o cozido, o picante, o aromático e o insosso.

O menu, servido no jantar de terça a sábado, custa R$ 80,00 e inclui coquetel, petisco, duas entradas, um prato quente (a ser escolhido entre duas opções) e uma sobremesa. A degustação promete boas surpresas. A começar pelas pimentas sobre coxinhas de galinha com massa de cará. Elas podem acompanhar azeite de malagueta verde ou uma conserva curtida na cachaça. Em seguida, chegam à mesa a salada de manga ao perfume de pimenta-cheirosa-do-Pará, tapioca e lâminas de surubim defumado. Para o prato principal, vale experimentar o ragu de galinha d´Angola com ravioli bicolor e biardente - mix de pimentas defumadas, queijo e aroeira.

O sabor picante não dá trégua nem na sobremesa. A chef Mara Salles criou o inusitado arroz-doce polvilhado com pimenta do amor (pimenta caramelada ao estilo da maçã-do-amor) e ainda o doce e ardente ´caixa de surpresas´, singelos doces de quitanda e pirulito de pimenta.

Serviço:
Festival de Pimentas
Tordesilhas
De 28 de março a 8 de abril
Rua Bela Cintra, 465, Consolação
Fone: 3107-7444

Atualizado em 7 Ago 2012.