Guia da Semana

Mussarela, tomate e manjericão: a mais democrática
Foto: www.photocase.de

Apesar de ter um sentido depreciativo no meio político (onde tudo, quase sempre, acaba nela), pode-se dizer que a pizza é uma receita democrática. O simples disco de massa assado pode ser coberto por inúmeros ingredientes e, por isso mesmo, agrada os mais variados tipos de paladares. No Brasil, a preferência é tanta que os consumidores da redonda só perdem em quantidade para os dos Estados Unidos, que costumam comer pizza até na hora do almoço.

Embora esse hábito esteja se popularizando por aqui, a maioria dos brasileiros ainda mantém a receita restrita aos jantares ou fins de semana. O que é muito bom, segundo a nutricionista Tatiana Rentes, da QualyFood. "O problema é a substituição freqüente de pizzas pelas refeições, pois ela é fonte de energia e, em sua maior parte, fonte de gordura, ou seja, não é tão saudável como um belo prato de arroz, feijão, bife e salada", diz ela.

Pizza do Mellão: rúcula e tomate
Foto: Divulgação
Além de não ser o ideal em termos saudáveis, comer pizza no almoço, no jantar e no dia seguinte é uma tarefa enjoativa mesmo para quem é tarado por ela. Por isso mesmo, aproveitamos que em 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza e pedimos a experts de diferentes cantos do Brasil sugestões de receitas diferentes feitas a partir da massa da redonda. Afinal, é ela a menos responsável pela dor de cabeça na hora da subir na balança depois da pizzada. "A maioria dos recheios é mais calórico que as massas, que geralmente têm 114 kcal e possuem o maior índice de gordura", confirma Tatiana.

A massa básica do Mellão (SP)
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo especial
100 g de fermento biológico fresco
100 ml de óleo de milho
20 g de gordura vegetal
2 pitadas generosas de açúcar
3 pitadas generosas de sal

Modo de preparo
Em uma bacia, com garfo, quebre o fermento em pedacinhos e, com as mãos, dissolva-o em um pouco de água morna. Mexendo bem, junte a farinha de trigo e o restante dos ingredientes, adicionando água até obter uma massa lisa e elástica. Cubra com pano úmido bem torcido e deixe descansar por 2 horas.

Divida as porções correspondentes ao número de pizzas e deixe descansar por mais uma hora. Sobre uma superfície enfarinhada, abra na espessura desejada. Para assar, faça uma base de tijolos refratários na grade inferior do forno e preaqueça na temperatura máxima por, no mínimo, 40 minutes. Faça a cobertura e leve para assar.

DICA: "a qualidade de todos os ingredientes deve ser superlativa, pois a pizza não perdoa o imprevisto e a economia".
ALÉM DA PIZZA...: dá para fazer bolo de massa de pizza. "Passe óleo em uma fôrma de bolo inglês e adicione massa até a metade. Adicione erva doce, provolone ou calabresa e asse em forno médio.



Além de pizza
Na cidade dita a mais "pizzaiola" do Brasil, o chef Mellão, da paulistana I Vitelloni, segue a maneira italiana de preparar a redonda. "Uma boa pizza é a que tem 2 cm na borda e 0,5 cm no centro, com uma massa em que o processo de fermentação foi bem sucedido, foi assada a 400ºC e muito bem girada no forno", detalha ele, que completa. "Pizzas doces são uma brincadeira de mau gosto". Para nossa matéria, Mellão sugere um bolo de erva doce, de provolone ou de calabresa feito com a massa da redonda (mais informações no quadro acima).

Torre da Pizza: baiana em 2º lugar
Foto: Divulgação
Mesmo instalada em um estado não tradicional no setor, a baiana Torre de Pizza ficou em segundo lugar na Copa Brasileira de Pizzarias promovida pela feira Fispal Food Service em junho último (perdeu apenas para a paulistana Camelo). É de lá que vem a criativa sugestão de Flavio César Barbosa Júnior, um dos proprietários: "Uma boa dica é fazer bolinhos pequenos com a massa, no formato de um quibe, e fritá-los em um tacho de óleo. Depois, é só polvilhar açúcar ou canela. Fica uma delícia". Para ele, que tem como lema "inventar sim, exagerar jamais", conseguir distinguir os ingredientes que compuseram a redonda é o principal motivo para classificá-la como ideal.

Os doces de massa da Torre da Pizza (BA)
Ingredientes
Massa de pizza
Açúcar e canela a gosto

Modo de preparo:
Com a massa da pizza (use a receita dada acima), faça bolinhos pequenos com as mãos no formato de um quibe. Em uma panela, coloque óleo até que cubram os bolinhos. Frite-os. Depois de secos, polvilhe açúcar ou canela e sirva.

DICA PARA ASSAR A MASSA: se for assar a pizza da maneira tradicional, "coloque fubá de milho entre a pizza e a pedra onde vai ser assada. Isso vai deixá-la mais crocante", diz Flavio César.



Lanche de pizza: light
Foto: www.photocase.de
Já em Brasília, o restaurateur Robson Cunha, da recém-inaugurada Valentina, dá uma opção light do que fazer com a massa da redonda, além dela própria, é claro. É um lanche de tomate, presunto de parma e rúcula feito com um disco menor da receita. Se mesmo diante dessas sugestões todas, a intenção não é variar e, sim, manter a pizza como receita preferida para qualquer dia da semana, a nutricionista Tatiana Rente tem suas dicas. "Escolha recheios menos gordurosos, como atum, rúcula e outros vegetais e evite as coberturas de quatro queijos, de carne seca e portuguesa".

O lanche de pizza da Valentina (DF)
Ingredientes:
220 g de um disco de 30 cm da massa da pizza
1 tomate-caqui
100 g de mussarela de búfala
Azeite extra-virgem
Orégano e sal a gosto
100 g de presunto de parma
Folhas de rúcula
Tomate-seco a gosto

Modo de preparo
Leve a massa de pizza ao forno e pré-asse. Retire e coloque o tomate-caqui, a mussarela, o azeite, orégano e sal na metade do disco. Dobre a outra metade por cima dos ingredientes. Leve ao forno para terminar de assar. Retira quando dourar. Coloque em um prato grande e corte em fatias em forma de palito. Coloque ao lado a rúcula, o tomate-seco e o presunto. Tempere a gosto.

DICA PARA UMA BOA PIZZA: "Prepare a massa sempre no dia anterior", diz Robson Cunha.


Serviço:

QualyFood
Rua Itapeva, 378, conjunto 142, Bela Vista
www.qualyfood.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.