Guia da Semana


As unidades do Senac São Paulo de Taubaté, São José do Rio Preto, Campos do Jordão, Águas de São Pedro e capital estarão interligadas no evento Menu Senac da Gastronomia Brasileira, que começa no dia 6 e vai até 11 de novembro. O evento vai reunir 20 convidados, entre chefs como Flávio Federico da Sódoces, Ana Luiza Trajano do Brasil a Gosto e Bella Masano do Amadeus, em torno de workshops e degustações sobre a culinária nacional.

O objetivo é buscar elementos para valorizar ingredientes e modos de preparo brasileiros na cozinha, além de explorar campos ainda desconhecidos da nossa própria gastronomia. O evento, organizado pela Margot Botti Assessoria Gastronômica, terá uma extensa programação em cada campus do Senac. Confira alguns destaques:

  • Campos do Jordão e Águas de São Pedro: uma das atrações será a mesa-redonda Na Era da Globalização, Existe Futuro para a Cozinha Brasileira?, ministrada pelos jornalistas Josimar Mello e Bettina Orrico e pelos professores do Centro Universitário Senac, Ronaldo Barreto, João Luís Machado e Sandro Diaso.

  • Taubaté: o destaque fica por conta do workshop 506 anos de Sabor: do Litoral ao Interior, com a chef Marcela Maragliano que vai preparar uma salada de pupunha com camarões grelhados e um lombo ao forno recheado com damascos e ervas, que são uma espécie de representação entre os contrastes do interior e do litoral. Outra atração no Senac Taubaté trata da culinária de Monteiro Lobato, o famoso escritor nascido na região.

  • São José do Rio Preto: a chef Bella Masano, do paulistano Amadeus, apresenta ingredientes pouco conhecidos como o minicamarão aviú, trazido no Norte do país para sua receita.

  • Capital: as unidades Penha, Francisco Matarazzo e Santo Amaro dividem as atenções do público com workshops sobre cachaças com o mestre-alambiqueiro Nelson Duarte, e palestras e aulas com chefs como Fred Frank, Flávio Federico, João Leme, Mara Mello, entre outros.

    Mais informações:
    Menu Senac de Gastronomia Brasileira
    De 6 a 11 de novembro
    Inscrições e programação completa: www.sp.senac.br ou 0800-883-2000
    Valor: dois quilos de alimentos não-perecíveis. Vagas limitadas

  • Atualizado em 7 Ago 2012.