Guia da Semana

Foto: Rafael Silva


Para quem adora o sabor da culinária japonesa mas não gosta de comida fria no inverno, uma boa notícia: apesar de menos famosos que os sushis e sashimis, os pratos quentes da cozinha oriental agradam aos mais exigentes paladares.

Entre os pratos mais tradicionais estão o yosenabe, o sukiyaki e o shabu shabu. Todos compõem uma mistura de diferentes ingredientes cozidos em uma panela compartilhada pela família ou amigos à mesa e cada um pinça o que quer degustar com seu próprio hashi.

O yosenabe é um ensopado de peixe, frutos do mar como lula, mexilhão, pata de caranguejo, vieira, camarão e vegetais com fundo base de kombu (alga marinha desidratada). Geralmente é preparado em um fogareiro de mesa.

O sukiyaki é conhecido por muita gente como fondue à japonesa, pois em uma só panela se cozinham legumes e carnes misturados. Alguns historiadores dizem que o sukiyaki - cujo nome significa suki (pá ou rastelo) e yaki (cozido) - foi inventado pelos camponeses, pois cozinhavam carne e batata-doce diretamente na pá, com a qual trabalhavam no campo, sobre uma fogueira improvisada. Este prato está entre os mais pedidos pelos brasileiros em meus restaurantes.

O shabu shabu segue a linha de preparo dos outros pratos e incluiu carne bovina, legumes, harusami, cogumelos e tofu. Todos os ingredientes são cozidos à mesa, em uma panela com caldo à base de dashi. A palavra shabu significa mexer.

A culinária nipônica também oferece pratos fritos, grelhados e uma série de opções de comidas quentes que não se resumem aos ensopados e cozidos citados acima. Como exemplo, podemos citar o tempura, o teppan, o yakissoba, o yakitori, o guioza, o missoshiro, os peixes grelhados e o domburi. Vale a pena experimentar!

Leia as colunas anteriores de Ricardo Yokota:

Comer com hashis

Os sabores orientais

Vai ao restaurante japonês?

Quem é o colunista:"Um coração alegre faz tanto bem quanto os remédios". (Provérbio japonês)

O que faz: Sushiman chefe do Restaurante Wasabi e Wasabi Temaki Hall.

Pecado gastronômico: Arroz, feijão e bife.

Melhor lugar do mundo: Minha casa.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Música brasileira.

Fale com ele: [email protected]



Atualizado em 7 Ago 2012.