Guia da Semana



O Natal e o Réveillon estão chegando e cada família tem sua maneira particular de celebrar as ocasiões. Por isso, nossas sugestões são para aqueles que vão preparar as ceias do dia 24 e do dia 31 em casa. Fique de olho nas dicas que o Guia da Semana garimpou com especialistas em decoração e culinária.

Tânia Freitas, funcionária da Mabruk - loja especializada em decoração -, sugere a utilização de toalhas e guardanapos de linho branco ou vermelho, com jogos americanos por cima. "Louças brancas e taças têm a sofisticação que as ocasiões pedem, mas os pratos usados no dia 24 também podem ter motivos natalinos", acrescenta.

Enfeitar cada lugar da mesa com uma miniárvore também é uma opção. "No centro, um arranjo de rosas vermelhas é suficiente para garantir a beleza da mesa. Os mais extravagantes podem colocar bolas de natal ao redor das flores", comenta. Ela sugere ainda que as travessas onde as comidas serão postas fiquem em um aparador, decorado ou não com velas e flores.

Tampouco há mistério para enfeitar a casa... "Guirlandas, pinheiro - artificial ou natural - com bolas vermelhas penduradas e luzes piscantes já são suficientes para criar o clima de fim de ano", afirma Tânia. Segundo ela, um presépio em algum lugar da sala, bem como velas de coloração vermelha e verde também dão um ar especial ao lar.

Na hora de escolher o cardápio, a chef Larissa Aguiar, proprietária do restaurante Domitila, aconselha que a ceia seja tradicional, com pratos que costumam ser servidos nessa época, como o peru, o lombo e, claro, a farofa. "Para quem não gosta desse tipo de carne, a opção é servir um peixe, como o bacalhau. Já os vegetarianos podem optar por uma massa como prato principal", sugere. Para a entrada, a chef indica saladas verdes, que auxiliam na digestão.

Como a sobremesa não pode ficar de fora nestes dias, a chef pâtisserie Priscila Brunsfeld, da Make the Cake, sugere bolos, cupcakes, brownies e pães-de-mel. Devido ao calor que faz nessa época, os sorvetes, as frutas da estação e as secas também podem entrar no menu.

Para beber, o ideal é ter várias opções, para que ninguém fique insatisfeito. Água, cerveja, suco, refrigerante, vinho e champanhe devem estar à disposição. Para os que fazem questão de uma vasta lista, podem ser acrescentados ainda uísque, drinques e licor.

Para não se sobrecarregar na produção das ceias, uma alternativa é dividir as tarefas com os convidados, combinando com cada um deles o que devem trazer. Nesse caso, também é necessária uma organização prévia, para que ninguém leve nada repetido.

Foto: Getty Images








Atualizado em 7 Ago 2012.