Guia da Semana

Foto: Acervo pessoal


Fernando e Juliano Basile protagonizam um caso ímpar na gastronomia brasileira. Com uma carreira que começou meio a contragosto - quando tinham 10 anos - na pizzaria do pai, a dupla passou a se interessar pela cozinha e hoje figura entre os nomes mais importantes da culinária tupiniquim. Discípulos prematuros de chefs como Alex Atala, Laurent Suadeau e Carmen Ruscalleda, os gêmeos foram premiados como Chef Revelação 2010 do Guia 4 Rodas Brasil (publicado pela Editora Abril).

Recém-chegados da Espanha, os irmãos Basile inauguraram um restaurante voltado à culinária brasileira, o Janelas com Tramela, e em outubro devem inaugurar o Rosa Madeira, dedicado à cozinha mineira contemporânea. Ambos ficam em Gonçalves, no sul de Minas Gerais. Confira mais detalhes nesta entrevista exclusiva.

Guia da Semana: Como vocês começaram a se interessar por gastronomia e de que forma a família teve influência nessa escolha profissional?

Juliano Basile: Tudo começou quando mudamos para Gonçalves, onde meu pai iria retomar suas atividades à frente do Le Gourmet Bistrot. Enquanto o bistrô se erguia, nós abrimos uma pequena pizzaria, a Pizza Inn Casa. Ali, eu e o Fernando passamos a ajudar nas tarefas por imposição do meu pai (risos).

Fernando Basile: No princípio não era bem o que queríamos. Tínhamos 10 anos e o que queríamos mesmo era uma boa brincadeira com os amigos (risos).

Juliano: Pouco a pouco, passamos a nos interessar pelo trabalho do meu pai. Após um ano, foi inaugurado o Le Gourmet Bistrot. De início, seria somente meu pai no comando do fogão, mas o sucesso da casa nos obrigou a ajudar.

Fernando: Nessa época, éramos os comins, os ajudantes do chef. Quando tinha que descascar algo, cozinhar, limpar, éramos nós que arregaçávamos as mangas (risos). Não tenho do que reclamar, meu pai foi um excelente professor, não escapamos do rigor do chef. Ele foi nosso primeiro mestre. Com o passar do tempo e com a dedicação ao trabalho, ele nos confiou o fogão.

Guia da Semana: Eu imagino que a responsabilidade de carregar o título de jovens revelações da gastronomia brasileira deve pesar um pouco.

Juliano: Ficamos enormemente gratificados pelo reconhecimento do nosso trabalho. O prêmio de Chef Revelação 2010 do Guia 4 Rodas Brasil, além do reconhecimento, é a confirmação de uma escolha certa, de que fazemos o que gostamos com amor e paixão.

Fernando: Não diria que está sendo um peso carregar esse título. Como o Juliano disse, é um fruto, apenas um, de vários outros que colheremos ao longo de nossa jornada. Esse prêmio não afetou nosso cotidiano porque o vemos como um reconhecimento pelo trabalho iniciado e um incentivo para continuar firmes em nosso propósito.

Guia da Semana: Quais são os pontos positivos e negativos de trabalhar em família?

Juliano: Fernando e eu concordamos que não há pontos negativos em trabalhar em família, acreditamos que foi a melhor coisa que poderia nos acontecer. Nossa família está sempre reunida e adoramos poder compartilhar tudo o que vivenciamos a cada dia. Nosso trabalho, na verdade, nos une.

Foto: Acervo pessoal

Os gêmeos na entrega do prêmio do Guia 4 Rodas Brasil

Guia da Semana: Vocês voltaram recentemente da Espanha, poderiam falar um pouco sobre a experiência gastronômica que tiveram por lá?

Fernando: Essa experiência foi de grande valia para nós conhecermos a cultura e a gastronomia espanhola - nós iniciamos nossos estudos sob a influência da cozinha francesa, com meu pai e com o chef Laurent Suadeau em São Paulo.

Juliano: O conhecimento que adquirimos ao passar pela Espanha, a oportunidade de trabalhar com os chefs Martin Berasategui e Carmen Ruscalleda, vão agregar valor em nossa nova jornada. Fomos os únicos escolhidos da equipe da Carmen para participar da premiação Catalan´del Any, ao lado de grandes nomes da cozinha espanhola, como Ferran Adriá, Cristian Escriba e Can Roca.

Guia da Semana: Vocês já foram aprendizes dos chefs Alex Atala e Laurent Suadeau. Poderiam falar um pouco sobre isso?

Fernando: Esse é um ponto muito interessante. Com nossa inclusão na cozinha do Le Gourmet, logo passamos a querer mais. Aprendemos muito com nosso pai na cozinha, mas queríamos mais. Estávamos lendo o livro Carta a um Jovem Chef, do Laurent, e pensamos: "ele começou cedo na cozinha, vai nos entender". Queríamos a todo custo aprender a cozinhar com ele. Minha mãe ligou para a escola de artes culinárias do chef, contando nossa história e o nosso interesse.

Juliano: Uma semana depois recebemos um retorno, ele queria marcar uma entrevista conosco. Fomos a São Paulo, chegamos na escola apreensivos, não sabíamos muito o que dizer. Mas por ele ter uma historia parecida com a nossa, acreditamos que tínhamos ali uma grande chance. E deu certo!

Fernando: Seus diversos cursos nos ajudaram de uma forma incrível, nos deram novas percepções de ingredientes e conceitos que não tínhamos visto antes. Somos muito gratos a ele.

Juliano: Aos 16 anos, nossa passagem pelo D.O.M com o chef Alex Atala também foi assim. Trocamos nossas férias de janeiro pela cozinha do chef da Amazônia! Tivemos uma experiência fantástica. Quando conhecemos o chef confirmamos que ele, além de um profissional competente, é uma pessoa que tem amor pelo que faz, assim como nós.

Guia da Semana: Tem algum hobbie ou algo que vocês gostam de fazer nas horas vagas?

Fernando e Juliano: Com certeza! Tocamos violão, outra coisa que herdamos de nosso pai.


Atualizado em 7 Ago 2012.