Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana

Não foi assim tão fácil convencer a Giulia, 4 anos, a sair da cama no sábado, logo cedo, para ir a um restaurante. Mas quando ela soube que o dia teria brincadeiras, jogos, e que ainda poderia fazer novos amiguinhos, a coisa mudou. Em minutos, passou voando pelo chuveiro, tomou sua mamadeira e foi para dentro do carro à espera de todos.

A convite do Guia da Semana, a pequena aceitou a missão de testar um Espaço Kid´s, local destinado somente às crianças que por lá ficam enquanto pais e mães conseguem alguns minutinhos de folga. Encontrados principalmente em restaurantes de casual dinnig, esses espaços reúnem tudo o que qualquer criança pode sonhar: brinquedos, brincadeiras e mais crianças. Para comer, comida que criança gosta: refrigerante, batata frita e outras coisas que deixam também qualquer adulto com água na boca.

A casa escolhida para o "teste" da Giulia foi o restaurante Applebee´s de Moema. A rede conta com unidades por São Paulo, Campinas (recém-inaugurada), Rio de Janeiro e Recife. A unidade da zona sul da capital paulista costuma receber, em média, cerca de 300 crianças por fim de semana que, assim como nossa convidada, estão muito mais preocupadas em diversão do que com o cardápio.


O seu filho em boas mãos
Já para Ana Carolina Torres pular cedo da cama no sábado já deixou de ser brincadeira faz tempo. É profissão mesmo. Ela é a monitora do Espaço Kid´s do Applebee´s de Moema, onde trabalha há um ano e meio. "Entrei no lugar da minha irmã", conta a moça que, garante, nunca perde a paciência com a molecada.

Ana tem experiência com os pequenos. Além dos anos de Applebee´s, soma ao currículo mais três de buffet infantil. Todo esse tempo a ensinou a ter tato com aqueles mais birrentos. Geralmente, consegue resolver alguns graves problemas que rolam lá dentro, como o rapazinho que não quer deixar a mocinha usar o vídeo-game ou a boneca que precisa ser repassada para a amiguinha.

Apesar da baixa idade da clientela, sua responsabilidade é de gente grande. Ela toma conta de, aproximadamente, 120 pequenos gourmets, aos sábados, que entram e saem, entram e saem, entram e saem do espaço toda hora. Para garantir a segurança dessa gente toda, aponta para baixo e mostra o chão, todo revestido de borracha para que os tombos, inevitáveis, não resultem em coisa mais grave. "As tomadas também são tampadas", revela. Outro detalhe importante são os brinquedos. Não é qualquer coisa que pode ficar à disposição deles. "Nada de peças pequenas", diz ela. Afinal só se deve colocar na boca os pratos servidos lá do lado de fora, onde ficam os adultos.



Visão de gente grande
A conta quem paga é a mãe, Ana Célia, mas o restaurante é sempre escolhido levando-se em consideração toda a energia dos irmãos João Antônio, 6 anos, e Mario Eduardo, 3 anos.

Foto: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
"...a mãe, o tio e o sol", explica a pequena Giulia

Quando o passeio de fim de semana da família inclui almoço ou jantar, a escolha da casa é feita sempre por uma que tenha local infantil. "Tem de ter esse lugar", diz a administradora, enquanto faz uma vista à "terra encantada" dos filhos para conferir se está tudo certo com os pimpolhos. Já em Campinas, os pais que não quiserem atrapalhar a brincadeira da garotada, podem acompanhar a bagunça via IPod, que fica na mesa e mostra tudo o que acontece lá dentro.

Está aí, então, o X da questão. Qualquer criança é capaz de resolver o seguinte problema: 300 delas acompanhadas de um pai ou responsável, consumindo pratos, lanches, refrigerantes e cervejas resulta em: faturamento maior e fidelização de futuros clientes, afinal é ali que os pequenos voltarão adiante, desta vez já acompanhados de seus filhos, por lembrarem do tempo que iam lá com os seus pais.


Cadê a Giulia?
Se para entrar foi difícil, pela timidez, para sair foi ainda pior. As outras crianças já não assustavam mais, e a tia já deixa saudades. Nos quase 60 minutos em que analisou, friamente, as bonecas, o vídeo-game (o jogo preferido é o veterano Mario Bros), ainda arrumou um tempinho para desenhar e colorir ( veja a ilustração acima).

No caminho de volta para casa, a pergunta: está aprovado? "Sim", responde ela sem dúvidas. E por quê? "Porque sim".

Não precisa dizer mais nada, afinal as crianças, ao contrário dos adultos, não mentem.


***


Leve o seu
Applebee´s - Moema

Applebee´s - RJ

Applebee´s - Recife

Atualizado em 7 Ago 2012.