Há alguns meses comecei a perceber que o cabrito seria a carne do momento. Vi nos canais de culinária pelo mundo matérias sobre o cabrito, algumas receitas e seus benefícios.

A carne de cabrito é apreciada na maioria dos países do primeiro mundo, mas aqui no Brasil seu consumo, até pouco tempo, estava concentrado na região Nordeste e principalmente nas cantinas decadentes de São Paulo. Conheci um restaurante em Recife que se chama Entre Amigos e serve apenas carne de cabrito. São mais de 50 receitas. É maravilhoso e vale a pena uma visita.

Voltei a São Paulo e decidi estudar mais sobre o animal. Hoje posso ressaltar inúmeras vantagens no consumo desta carne, como os benefícios para a saúde. É jovem, tem gosto suave, alta quantidade de proteína e baixo teor de gordura, se comparada à carne de frango ou peru. Ainda é rica em cálcio e proteína, além de apresentar ômega 3 e ômega 6. Encaixa-se perfeitamente a qualquer dieta alimentar e possibilita uma enorme gama de preparo, de carpaccio a ensopado, podendo também ser preparada assada ou guisada.

Após toda essa pesquisa, desenvolvi para o General Prime Burger um hambúrguer de cabrito que tem sido o maior sucesso. No La Pasta Gialla também inseri algumas receitas preparadas com esta carne. No La Vecchia Cucina fiz um belo cabrito que, assado em baixa temperatura por seis horas, fica tenro e muito saboroso.

Só no La Vecchia Cucina pude notar um aumento considerável no consumo desta carne. Nos últimos três meses vendemos em média dois cabritos por semana, que são cerca de 30 porções semanalmente.

Acreditem, esta é a carne da moda. Essa pega!

***

Gostou ?Então, leia a última coluna do Sérgio
Aprenda a combinar
Quem é o colunista: Sérgio Arno.


O que faz: Chef de Cozinha e empresário.


Pecado gastronômico: Adoro Pastel. Inclusive os coloquei no cardápio do La Vecchia Cucina.

Melhor lugar do Brasil: Salvador.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.