Guia da Semana

Foto: Getty Images

Sabe quando você escuta uma conversa de "orelhada"? Pois é, numa dessas, eu ouvi dizer a respeito de alguns sites de "compras coletivas" em que é possível encontrar descontos de até 90%! "Nossa, deve ser furada", pensei na mesma hora.

Porém, alguns dias depois, prestei atenção no assunto e vi que realmente era verdade e que existem dezenas de sites que oferecem esse tipo de desconto que podem favorecer (e muito) os amantes da gastronomia (e da estética, artes, cultura, etc.).

Todos devem se perguntar como funcionam esses descontos fenomenais, mas a matemática é simples: anunciar em um destes sites custa apenas uma porcentagem do total de vendas dos cupons. Isso é vantajoso em comparação a outros meios de comunicação no quesito marketing, já que são muitos novos clientes que acabam utilizando outros serviços ou até mesmo voltando ao local, indicando para outros amigos. No caso de restaurantes, eu conheço um casal que adquiriu um cupom de uma fondue para duas pessoas por R$ 40,00 (preço original: R$ 100,00) e acabaram gastando mais que o dobro do valor do voucher com bebidas, sobremesas e serviço de mesa não incluso.

Se você se interessa em conhecer diferentes restaurantes, bares, cafeterias, etc, esse é realmente um prato cheio, já que há ofertas em todos os segmentos. Só no último feriado, eu vi descontos de restaurantes requintados, lanchonetes, snocker-bar, cafeteria, pastelaria, pizzaria, confeitaria, barzinhos, restaurantes japoneses, um italiano, um mexicano, um chinês, um árabe, um espanhol e uma degustação de vinhos... Isso tudo em um só feriado!

Para quem se interessou no assunto é bom prestar atenção em algumas dicas importantes de quem já comprou em alguns desses sites:

- todos os cupons têm regras do estabelecimento e telefone de contato para quaisquer dúvidas;

- todos também têm validade determinada e dias estabelecidos que se possam utilizar os cupons. Por isso é bom consultar o estabelecimento sobre essa condição (por exemplo, de segunda a quinta);

- é comum só poder utilizar um cupom por mesa, ou seja, se você e todos os seus amigos compraram uma oferta, pode ser que somente um possa utilizar a não ser que fiquem em mesas separadas;

- geralmente a oferta é disponibilizada no site para compra por somente 24 horas;

- normalmente a taxa de serviço não está inclusa;

- o serviço pode restringir-se a somente alguns itens do cardápio. Então, é bom se informar;

- consultar outras restrições da casa, como por exemplo: necessidade de agendar antes o dia em que se vai utilizar o cupom no estabelecimento; quantas pessoas podem utilizar esses vouchers no dia, além de você e seus amigos é sempre bom para não ter surpresas;

- Procure saber se aquele site de compras é confiável para não ter aborrecimentos futuros;

- Não exagere nas compras dessas ofertas, pois no final, pode sair muito caro. Compre o que realmente julgar uma oportunidade e que conseguirá ser aproveitada antes que a validade se acabe.

Agora que estamos todos com água na boca, vamos aproveitar as ofertas! Você pode pesquisar esses sites de ofertas com as palavras chaves "compras coletivas" e procure por aqueles que informam as ofertas de outros portais, tudo em um só, pois assim fica mais fácil de visualizar as ofertas ao invés de ficar entrando em dezenas de sites diariamente.

Boas compras!

Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

Saboreie com moderação

As muitas faces


Quem procura...

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.