Guia da Semana

Caros amigos, desculpem-me se trato vocês como amigos, mas já me sinto mais à vontade para escrever.. Sei que ainda estou longe de ser um contador de histórias de gastronomia, mas estou fazendo o melhor que posso. Assim, bem baixinho, sem ninguém ouvir: um dia vou ter o mesmo talento que meu amigo Dias Lopes, editor da Gula!

Bem, voltemos a nossa simplicidade de cozinheiro. Meses atrás, xeretando revistas em uma banca, resolvi dar uma olhada na revista Superinteressante pois um artigo tinha me chamado a atenção: ingredientes que compõem uma salsicha.

Imaginem vocês, fiquei muito curioso, pois minha dieta básica há mais de 40 anos sempre foi à salsicha. Quem não se lembra daquele anúncio que dizia: "o que você vai ser quando crescer? Salsicha, ué!". Ê, saudade da Eder Santo Amaro. Graças ao bom Deus, uma alma ouviu minhas preces e, há mais ou menos 4 anos, a Eder voltou. Voltou com o mesmo sabor da infância, voltou melhor, mais crocante, mais saborosa, maior...

Não sabem a alegria que desde então eu vivo. Salsicha com molho de tomates e cebola, salsicha com queijo cremoso, com milho verde, gratinada, salsicha fatiada com molho de tomate... Huuuum!

Nas madrugadas é o básico, simplesmente a salsicha cozida por exatos dois minutos, sem deixar ferver a água, em um belo pão de hot dog, com mostarda levemente picante.

Inclusive, até o final deste ano lançarei um livro de 100 receitas com a salsicha do Sergio! Só espero que coloquem o livro no setor de culinária...

Bem, me perdi de novo, mas voltando ao artigo, juro que faz tempo que não lia tamanha barbaridade. Será que uma Superinteressante é capaz de publicar algo tão canibalesco? Sim, porque quem coloca em seu artigo que salsichas são feitas de besouros, fumaça em pó, pele, miúdos de porco, afirmando que não prestam para nada? Então, onde vai parar o rico sarapatel, prato maravilhoso, feito de miúdos de porco e muito apreciado no nordeste e norte do nosso país?

Até a salsicha feita de pura carne suína tem que ter temperos especiais, especiarias muitas vezes até muito caras, como o cardemomo. Evidente que algumas capas são de colágeno, produto 100% natural, e outras até de fibras animais, as mesmas usadas em lingüiças e todos os embutidos. Contêm estabilizantes e até alguns aromas, mas tudo devidamente previsto por lei e dentro das normas de segurança de higiene.

Gostaria muito de um dia convidar a revista Superinteressante para visitar uma fábrica de salsichas, assim quem sabe a matéria teria um teor super interessante.



Gostou ?Então, leia a última coluna do Sérgio
Vinte anos de sucesso



Quem é o colunista: Sérgio Arno.
O que faz: Chef de Cozinha e empresário.
Pecado gastronômico: Adoro Pastel. Inclusive os coloquei no cardápio do La Vecchia Cucina.
Melhor lugar do Brasil: Salvador.
Fale com ele: [email protected]





Atualizado em 7 Ago 2012.