Guia da Semana

Por Cláudia Pires

Queijo é o que não falta na França. Cada região ou pequena cidade produz qualidades específicas da iguaria e até dão nome a elas. Cremosos, firmes, macios, aromáticos, adocicados ou picantes. A França produz cerca de 300 variações desse derivado do leite, que pode chegar à mesa como acompanhamento para um bom vinho ou como ingrediente especial em pratos frios ou quentes. Conheça alguns dos queijos mais conhecidos da França.

Brie
Aclamado como um dos melhores queijos do mundo, o brie é conhecido por sua superfície branca e interior cremoso. Produzido em diversos países, o verdadeiro Brie vem mesmo da França, primeiramente da cidade de mesmo nome (a 50 km de Paris) e posteriormente de Meaux.

Brie de Meaux e Brie de Melun
Duas famosas variações de queijo brie, ambas com denominação de origem. O primeiro tem textura macia, mas firme (sem derreter) e tem aroma e sabor de cogumelos. Quando está bem curado, tem sabor forte, mas não picante. O brie de Melum tem sabor mais pronunciado e é um pouco mais salgado. Quando curado, sua textura quase derrete, e seu sabor fica mais forte.

Camembert
Há mais de dois séculos, a vida na cidade de Camembert, na região francesa da Normandia, gira em torno de seu famoso produto. É um queijo de leite de vaca, tem uma massa mole, cremosa, de cor amarelo clara, e é coberto de uma crosta muito fina.

Chèvres
Feito de leite de cabra e macio. Há algumas opções temperadas ou maturadas.

Emental Grand Cru
O emental é um queijo típico da Suíça, mas os franceses também produzem uma variação sofisticada do produto, o emental grand cru, com sabor mais adocicado que o emental tradicional.

Reblochon
É um queijo tradicional das montanhas da Savoie, situadas entre a França, a Suíça e a Itália. A origem do seu nome vem do dialeto da Savoie "reblochi", que significa "ordenhar mais uma vez". Ele é fabricado com leite integral orgânico pasteurizado de vaca e após 4 semanas de maturação, apresenta uma pasta de cor marfim clara, fina e lisa, com alguns furos redondos e brilhantes.

Roquefort
É um queijo de leite de ovelha, fabricado em Roquefort (região de Aveyron). Tem um sabor delicado, mas picante. A sua massa tem miolo de pão bolorento, o que lhe confere característicos veios esverdeados.

Saint-Paulin
Este queijo é fabricado com leite pasteurizado e caracteriza-se por sua cremosidade e delicadeza, mantendo sua forma e firmeza que lhe permitem fácil conservação. É geralmente consumido como aperitivo, acompanhando bebidas quentes ou geladas.

Cantal
Queijo bem curado, aromático e meio duro, típico da região de Auvergne. Além de fabricar as melhores marcas de água mineral da Europa, o lugar produz esse que é o queijo ralado mais consumido pelo povo francês. Feito com leite aromatizado, é o ingrediente básico do aligot - purê de batatas e queijo temperado com alho, prato típico da localidade.

Comté
Queijo francês duro, parecido com o suíço gruyère, dá bons resultados depois de derretido e é muito usado em foundues.

Atualizado em 7 Ago 2012.