Guia da Semana

Foto: Getty Images


Cobiçado em momentos de festa ou até mesmo para adocicar o paladar após uma refeição, o famoso bolo de chocolate se mantém há anos como uma unanimidade em casas especializadas no ramo e figura no menu de vários estabalecimentos. Seja para fazer um agrado aos pequenos ou saciar o paladar dos marmanjos, a iguaria envolve os aficionados e cai bem em diferentes momentos. Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou algumas das melhores confeitarias do Brasil cheias de opções que vão de tortas a bolos, capazes de deixar qualquer um salivando só de olhar na vitrine.

São Paulo

A confeitaria O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo tornou-se em pouco tempo uma parada obrigatória na cidade de São Paulo. A receita secreta, que nasceu em Portugal há mais de 20 anos, não possui farinha ou fermento e traz em sua composição uma mousse do chocolate belga. Com a receita guardada a sete chaves, as lojas vendem o bolo em três versões: meio amargo, com 70% de cacau, tradicional doce, com 53% e Zero Açucar.
Endereço: Rua Oscar Freire, 125, Centro
Telefone: (11) 3061-2172

Seguindo o estilo caseiro, a doceria Doce de Laura possui dezenas de opções saborosas. O bolo batizado de Laura Estima, nome da proprietária, conta com uma massa de chocolate que recebe lascas de ameixa seca e doce de ovos moles.
Endereço: Rua Aspicuelta, 27, Vila Madalena
Telefone: (11) 3811-9669

O 'pecado' da LaVie en Douce valoriza a gastronomia brasileira, sem deixar de lado tendências internacionais. Os confeitados chamam a atenção dos fequentadores já pela aparência. Entre eles o Brigadeiro Praliné e Chocolate com Paçoca, uma das iguarias.
Endereço: Rua da Consolação, 3161, Jardins
Telefone: (11) 3088-7172

Foto: Divulgação


A Doce Mania traz cerca de sessenta receitas e opções com chocolate não faltam. Destaques? Brigadeiro com confeitos de chocolate, Chocomania - com recheio de chantilly e calda de chocolate, coberto com chantilly e chocolate -, e Alpino (foto) -coberto com creme de chocolate especial e pedaços de chocolate dentro e fora. A doceria trabalha com serviço de entregas e encomendas.
Endereço: Rua João Cachoeira, 166, Itaim Bibi
Telefone: (11) 3074-5690

Fundada pelos bandeirantes, há cerca de 300 anos, não é segredo a grande atração da Fazenda do Chocolate. Produzidos com receitas tradicionais vindas da Alemanha, são feitas com marca própria e os bolos fabricados na confeitaria da fazenda.
Endereço: Rodovia Itu-Cabreúva, Km 90
Telefone: (11) 4022-5492

Localizada na Vila Olímpia, a loja Anusha Chocolates, há mais de 20 anos agrada os amantes de chocolate. Os clientes podem aproveitar as opções, como o bolo Anusha, chocolate com mousse coberto com ganache, o de brigadeiro e o feito com com café.
Endereço: Rua Comendador Miguel Calfat, 420
Telefone: (11) 3045-6054

Rio de Janeiro

Foto: Divulgação


O cardápio variado traz bolos e outros doces e fazem da Cristallo um local requisitado na cidade maravilhosa. Destaque para o Adriane (foto), feito de pão de ló de chocolate umedecido com licor importado, recheado com creme de chocolate e decorado com fina cobertura de chocolate belga branco e ao leite.
Endereço: Av. das Américas, 4.666, Barra da Tijuca - Barra Shopping
Telefone: (21) 2431-8970

A rede de docerias Lecadô conta com quatorze lojas, 25 anos de história e títulos de melhor doceria em sua área de atuação. Entre os mais procurados estão o imperial - recheio de brigadeiro e nozes - e o que também tem brigadeiro no seu interior, mas acrescentado de bombons, fios de ovos e preparado de chocolate em sua cobertura.
Endereço: Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca - Barra Shopping
Telefone: (21) 2431-8970

A Meu Vício Desde o Início oferece muitas combinações. Dá para combinar até 3 sabores de recheio. A campeã é a que mescla massa de chocolate com três camadas de beijinho de coco. Assinado por Helena Kertzman, os bolos são vendidos também em formatos de bolsas Louis Vuitton, fitinha do senhor do Bonfim e peças de lingerie.
Endereço: Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca - Barra Shopping
Telefone: (21) 2431-8970

Belo Horizonte

Para os mineiros que apreciam chocolate de verdade, uma boa pedida é o Chocolate Cake, do Applebee´s, uma generosa porção de bolo de chocolate ao estilo americano.
Endereço: Rodovia BR 356, 3.049 / loja NL 45 e 46, BH Shopping
Telefone: (31) 3286-2450

Fortaleza

Foto: Divulgação


Aberta desde 1981, a confeitaria Balu Doces segue à risca as receitas clássicas. Na preferência, o Charlote Italiano - com creme de chocolate branco com preto, biscoito, glacê e cereja. Outra dica é o Delícia (foto), combinação de massa branca, chocolate e ameixa, recheada com chocolate e ameixa com cobertura de chocolate decorado com castanha granulada, coco queimado e granulado de brigadeiro.
Endereço: Pe. Antonio Tomás, 2133 - Aldeota - (85) 3466-1050
Loja 2: Av. Monsenhor Tabosa, 1717 - Meirelles - (85) 3248-2200

Maceió

Administrado pela família Lopes, a Doceria Tantã é um dos destaques do roteiro gastronômico do estado. Receitas tradicionais, como o bolo crocante, que mescla massas brancas e de chocolate intercaladas com recheio de baba de moça e castanha estão entre as opções. De cobertura, há marshmallow, calda de chocolate, fios de ovos e cereja.
Endereço: Rua José Júlio Sawer, 195
Telefone: (82) 3338-1007

Salvador

A proprietária Ana Robéria Silva vendia doces e salgados para festas até abrir sua própria loja. O cardápio do Bella Torta lista vinte tipos e o destaque leva o nome da casa. Na receita, massa de chocolate, cobertura e recheio de chocolate meio-amargo.
Endereço: Rua Minas Gerais, 784, Pituba
Telefone: 3345-2598

Curitiba

A torta trufada de chocolate com avelã servida na Sonia Bacelar possui cinco camadas de chocolate. Na massa há pão-de-ló e uma camada grande de recheio. Para complementar, a iguaria traz uma calda de chocolate belga trufado por cima.
Endereço: Rua Rodrigues Álves, 35, Seminário
Telefoone: (41) 3246 4500

O bolo Alma Gêmea da Confeitaria Lancaster investe no casamento entre chocolate e morango. Na iguaria, o pão de ló é de chocolate e a torta traz bastante chantily, o que dá uma sensação doce na medida certa.
Endereço: Praça Zacarias, 48, Centro
Telefone: (41) 3202-4200

A grande pedida na Banoffi é o bolo de brigadeiro. Com uma grande quantidade deles na parte de cima e em volta, os docinhos encobrem toda a torta, que conta ainda com vários tubetes espalhados.
Endereço: Rua Itupava, 1091, Alto da Rua XV
Telefone: (41) 3262-0004

Atualizado em 7 Ago 2012.