Guia da Semana


Quando se fala de comida e de gastronomia, passa longe de nossas mentes um elemento muito importante que está presente em nossas vidas, nos mais variados campos do conhecimento e criação, da comunicação, da arte e, é claro, na cozinha: a tecnologia!

É comum acreditar que um fogão à lenha ou uma panela de barro deixem a comida com um sabor especial. E de fato deixam. Mas a tecnologia nos proporciona preparos tão requintados quanto, além de abrir novas possibilidades para criações que contemplam novos sabores, perfumes, texturas. Com pontos precisos de temperatura, vapor, pressão etc.

A culinária italiana é uma das mais tradicionais e também mais avessas a novidades e transformações. É apoiada sobre um passado antigo que se espalhou pelo mundo com sucesso, mas que nunca se esquivou da tecnologia. Usou-a sempre com o cuidado que se usa o novo, sem ter de jogar fora o antigo, mas criando a transformação da tradição para a novidade, baseada sobre conceitos que levam em consideração desde a cultura contemporânea quanto às novas condições de trabalho e de vida, sem invencionices para surpreender em experiência única, com pirotecnias e malabarismos.

Os vinhos produzidos hoje não seriam tão bons sem as novas tecnologias, nem chegariam à nossa mesa na temperatura certa.

A evolução tecnológica também está presente na gastronomia, porém não é o instrumento que faz a diferença, mas quem e como o utiliza.

Centenas de milhares de pessoas sabem usar tinta e pincel, mas poucos usaram como Picasso. E já que citei Picasso gostaria de finalizar deixando uma frase dele: "ou somos homens de nosso tempo, ou não somos de tempo algum".

***
Gostou ?Então, leia a última coluna do chef
Unânime
Quem é a colunista: Pier Paolo Picchi


O que faz: Proprietário e chef do Picchi Restaurante

Pecado gastronômico: Creio que ocorram sempre.


Melhor lugar do Brasil: Qualquer belo lugar que você se sinta em paz

Fale com ele:
[email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.