Guia da Semana


O salão principal do Thai Gardens em noite de SPRW

Em três anos, o São Paulo Restaurant Week reuniu uma média de 250 mil pessoas ao redor das melhores mesas da cidade, alcançando cerca de R$ 450 mil. Para este ano, a ideia é chegar próximo aos mesmos números e valores.

Megalomania? Não, vontade de ampliar ainda mais os horizontes da gastronomia entre os brasileiros. "Esse ano, começaremos por Brasília, com a segunda maior programação de restaurantes já realizada. Serão 75 casas, com grandes nomes como Alice, Original Shundi, Dudu Camargo e Zuu", comenta Fernando Reis Junior, um dos organizadores do festival.

Ao todo, serão sete capitais: duas edições em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, e uma para Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Vitória. As capitais capixaba e paranaense receberão o evento pela primeira vez.

Além das cidades, o Restaurant Week ganha dimensões estaduais. De 1º a 14 de março, estabelecimentos das cidades do Recife, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Olinda, Jaboatão e Gravatá constituirão a edição Pernambuco, reunindo mais de 100 casas no estado. E tudo isso simultaneamente às edições de Vitória e São Paulo.

Qualificação e voto popular

Na capital da gastronomia do hemisfério Sul, a qualificação será a tônica do evento. "Começamos em São Paulo, e o primeiro passo, que foi constituir a cultura do evento, nós alcançamos. Para as duas edições paulistanas deste ano, aumentamos o rigor na seleção dos estabelecimentos, com a garantia de menus diferenciados para as casas que participarem tanto no almoço como no jantar", garante Reis Jr.

E o público, ávido por conhecer casas badaladas como Thai Gardens, Oba e Porto Rubayatt, poderá votar nos seus preferidos. A Mica Cartões, uma das empresas organizadoras, está desenvolvendo um site para computar os votos. Estes se somarão às opiniões de um júri de notáveis, que contará com críticos, profissionais do universo dos alimentos e bebidas e chefes fora da disputa a primeira eleição de pratos do evento.

Os critérios serão melhores entrada, prato principal e sobremesa, além da maior arrecadação. "Mais do que destacar a casa que mais atraiu público, o objetivo é divulgar o papel do evento na promoção das instituições beneficentes participantes, como a Ação Criança em São Paulo".Em cada cidade, há uma instituição local favorecida com o R$ 1,00 recolhido de cada prato.

O modelo é o mesmo das edições anteriores: entrada, prato principal e sobremesa a preço fixo, igual em todas as casas: almoço por R$ R$ 27,50 e jantar por R$ 39,00 acrescidos de R$ 1,00 para as instituições de apoio à infância. Couvert, bebidas e os 10% não inclusos. Então preparem os garfos, pois o Restaurant Week dará a largada em Brasília, no dia 25 de janeiro. Abaixo, a programação completa na ordem das datas dos eventos.

Brasília - 25 de janeiro a 7 de fevereiro
São Paulo - 1º a 14 de março
Pernambuco - 1º a 14 de março
Vitória - 1º a 14 de março
Rio de Janeiro - 10 a 23 de maio
Curitiba - 31 de maio a 13 de junho
Brasília - 19 de julho a 1º de agosto
Recife - 09 a 22 de agosto
São Paulo - 30 de agosto a 12 de setembro
Rio de Janeiro - 18 a 31 de outubro

Porto Alegre e Belo Horizonte ainda não tem as datas definidas.

Atualizado em 22 Ago 2013.