Guia da Semana

A rica culinária brasileira é o principal atrativo de diversos restaurantes e bares da metrópole paulista. Da verdadeira comida de boteco a pratos típicos de regiões como o Nordeste, sem esquecer da famosa caipirinha, há opções para todos os paladares.

Para os amantes dos comes&bebes do Brasil, a cidade é um prato cheio. Por isso, o ObaOba reuniu 9 lugares para experimentar o melhor da culinária brasileira em São Paulo:

Mandioca Cozinha


Foto: Reprodução/Instagram @mandioca.cozinha | Reprodução/Instagram @mandioca.cozinha

O Mandioca Cozinha, comandado pela chef pernambucana Madu Melo, aposta nas receitas caseiras e que exploram a versatilidade da mandioca dentro da cozinha brasileira. O cardápio da casa vai de tapiocas a caldos, mingaus e pratos saborosos, além de bebidas criativas como a cerveja Colorado Caium, que traz a raiz como um dos ingredientes. No menu de drinks, há destilado de mandioca como destaque.

Endereço: Rua Doutor Cesário Mota Junior, 187 - Vila Buarque
Telefone: (11) 2936-9427

Esquina Mocotó


Foto: Reprodução/Instagram @mocotorestaurante | Reprodução/Instagram @mocotorestaurante

O Esquina Mocotó é referência no cenário da comida sertaneja. A casa, que hoje possui várias unidades diferenciadas, que incluem bar, food truck e café, foi fundada pelo pai do influente chef Rodrigo Oliveira, considerado um dos mais influentes cozinheiros do Brasil. A comida nordestina ganha realce através de ingredientes típicos da região, como a carne seca, jaca e mandioca. Pratos tradicionais como o baião de dois e o atolado de vaca são destaques entre as receitas do pernambucano. No bar, a coquetelaria conta com uma seleção de cachaças, cervejas e vinhos de produtores de qualidade controlada.

Conheça todas as unidades do Mocotó

Dona Onça


Foto: Reprodução/Instagram @bardadonaonca | Reprodução/Instagram @bardadonaonca

No coração da cidade está o Bar Dona Onça, em um dos pontos turísticos mais famosos do centro: o Edifício Copan. Ali, o público pode viver uma experiência por inteiro na culinária raiz feita com dedicação. Há pratos com frutos do mar, um bom executivo e ingredientes com sabores acentuados por temperos clássicos da cozinha da casa. A decoração do bar faz jus ao nome, onças estão espalhadas pelas paredes e presentes até no cardápio. A fama vem do apelido carinhoso que foi dado à chef Janaina Rueda! E como um bom bar, não é possível sair de lá sem experimentar os drinks de boteco, entre eles, a caipirinha.

Endereço: Avenida Ipiranga, 200 – Edifício Copan, lojas 27 e 29
Telefone: (11) 3257-2016

Centro de Tradições Nordestinas


Foto: Divulgação (via assessoria)

Um verdadeiro recanto do Nordeste do país como o próprio nome diz, o Centro de Tradições Nordestinas preserva e valoriza a cultura do povo do sertão de todas as formas possíveis, principalmente através da gastronomia. Vatapá, carne de sol, acarajé e outras iguarias da região estão presentes no menu, que é um dos principais atrativos do espaço. Para agitar a programação, a casa é responsável por ser sede de vários shows de sertanejo, incluindo nomes referência no cenário e bandas que estão em ascensão.

Endereço: R. Jacofer, 615 - Limão
Telefone: (11) 3488-9400

Macaxeira


Foto: Reprodução/Instagram @macaxeirarestaurante | Reprodução/Instagram @macaxeirarestaurante

O Restaurante Macaxeira não só aposta em uma culinária nordestina rica, mas também é referência entre as casas de cachaça da capital paulista. Sucesso desde 2015, o ambiente decorado é simples, mas esbanja aconchego. Com três unidades, no Itaim Bibi, Guarulhos e sede no bairro Anália Franco, os destaques do cardápio ficam por conta do tradicional Feijão de Corda, Sarapatel e o Baião de Dois.

Veja a unidade mais próxima do Macaxeira

Tordesilhas


Foto: Reprodução/Facebook Tordesilhas | Reprodução/Facebook Tordesilhas

A moqueca, o bobó de camarão e até um belo barreado saem da cozinha do restaurante Tordesilhas, um point culinário brasileiríssimo que faz sucesso nos Jardins. Porções simples, mas nacionais, como a mandioca frita e o bolinho de pirarucu, são tentações imperdíveis do menu de entradinhas. O queijo coalho é outro sugestão que não passa batido. A cultura brasileira é sentida de todas as maneiras, do atendimento ao paladar e decoração.

Endereço: Alameda Tietê, 489 - Cerqueira César
Telefone: (11) 3107-7444

Veloso


Foto: Reprodução/Instagram @velosobar | Reprodução/Instagram @velosobar

O Veloso é um dos point brasileiríssimos que agita o roteiro de bares de São Paulo. A casa é expert em entregar comidas de boteco de primeira e já ganhou diversos prêmios por suas caipirinhas e coxinhas, sendo o seu salgado um dos mais famosos de São Paulo. E para quem não sabe, o nome é uma homenagem ao botequim carioca em que Vinicius de Morais e Tom Jobim viram Helô Pinheiro em seu doce balanço a caminho do mar. O chopp gelado e a rapidez no atendimento são pontos fortes do bar.

Endereço: R. Conceição Veloso, 54 - Vila Mariana
Telefone: (11) 5572-0254

Capim Santo


Foto: Reprodução/Instagram @restaurantecapimsanto | Reprodução/Instagram @restaurantecapimsanto

O requintado Capim Santo é um misto de ótima gastronomia e ambiente prazeroso nos Jardins. Para as ocasiões em que é possível investir um pouco mais no valores, vale conhecer a casa comandada pela chef Morena Leite. O restaurante é o segundo e inspirado na matriz que fica em Trancoso. Árvores brasileiras ocupam o extenso espaço estruturado com simpáticas mesas coloridas. A diversidade da culinária brasileira ganha toques especiais e entre os destaques do menu estão pratos como a costela de tambaqui com vinagrete de feijão de corda e o croquete de palmito pupunha.

Endereço: Alameda Min. Rocha Azevedo, 471 - Jardins
Telefone: (11) 3089-9500

Consulado Mineiro


Foto: Reprodução/Instagram @consuladomineiro | Reprodução/Instagram @consuladomineiro

Tutu de feijão, couve refogada, mandioca e um bom mexidão de arroz com carne de sol são apenas algumas das delícias encontradas no Consulado Mineiro. A tentação em forma de restaurante para os fãs da cozinha mineira. Um torresmo com cerveja é a pedida perfeita para iniciar as refeições, aos sábados, é de lei pedir a clássica feijoada!

Veja a unidade mais próxima do Consulado Mineiro

Consulado Gaúcho


Foto: Reprodução/Facebook Consulado Gaúcho | Reprodução/Facebook Consulado Gaúcho

A culinária gaúcha tem sua própria casa no bairro do Campo Belo. O Consulado Gáucho oferece para seus clientes a chance de tomar um bom chimarrão, experimentar o famoso lanche 'xis' do sul, se deliciar com embutidos, como salsichas e linguiças, além de terminar com uma cuca, sobremesa tradicional da região. Na loja do restaurante, o público encontra alguns produtos especiais que vêm diretamente dos pampas, como cerveja, embutidos e a erva.

Endereço: R. Antônio de Macedo Soares, 1377 - Campo Belo
Telefone: (11) 5093-7024

13 bares para comer espetinhos e tomar uma breja gelada em São Paulo

Porque não existe melhor combinação do que 'cerveja + espetinho de churrasco'

Bares para tomar cerveja de garrafa por menos de R$ 10 em São Paulo

Opções para quem quer economizar na hora de beber uma gelada

9 restaurantes e bares para conhecer em São Paulo se você adora frutos do mar

Petiscar umas lulas à dorê, comer uma boa casquinha de siri ou saborear um camarão no espeto é mais fácil do que você imagina

Por Juliane R

Atualizado em 3 Ago 2018.