Guia da Semana

A erva-mate é o ingrediente básico da bebida típica do Rio Grande do Sul, o chimarrão. Cuia, bomba e erva têm para vender em qualquer estabelecimento. E é só olhar para o lado que sempre há um gaúcho apreciando seu mate.

+ Conheça os restaurantes que abrem aos domingos em Porto Alegre
+ Descubra os pratos especiais servidos no Mercado Público

Porém, alguns restaurantes de Porto Alegre levam a erva-mate mais a sério. Nestes locais, pratos doces e salgados à base da planta entraram no cardápio. Saiba onde saborear estas delícias e aprenda como prepará-las.

Bah


(Foto: Fernando Gomes)
No restaurante, a farofa de erva-mate faz sucesso. Servida como acompanhamento de outros pratos, como o Picadinho de Filé Mignon, a receita vai bem com assados em geral.

Ingredientes:
250g de farinha de mandioca flocada
50g de erva-mate peneirada
100g de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo:
Derreta a manteiga na panela e adicione a farinha. Em fogo baixo, mexa sempre até a farinha dourar bem. Desligue o fogo, acrescente a erva-mate e coloque o sal. Lembre-se: coloque a erva-mate só no final para não amargar.

Del Barbiere


O cardápio da casa prioriza ingredientes orgânicos e de cada estação, mudando a cada mês, com opções diferentes para cada dia da semana. A picanha grelhada com farofa de erva-mate é uma das opções do mês de agosto. Mas a receita especial do chef é a Geleia de Erva-mate, ideal para acompanhar carnes bovinas.

Ingredientes:
500g de maçã ralada
800ml de água
300g de açúcar
300g de erva-mate

Modo de preparo:
Misture a água com a erva-mate em uma panela. Leve ao fogo e, quando levantar fervura, retire e coe com um coador fino. Misture o líquido com a maçã e o açúcar, leve novamente ao fogo baixo e deixe reduzir, até estar em ponto de geleia. Deixe esfriar e sirva com as carnes.

Quincho


O destaque do local fica por conta do Mousse de Erva-mate, uma sobremesa que entra no cardápio durante os meses mais quentes.

Ingredientes:
3 colheres de sopa de erva-mate
250ml de água
1 pacote de gelatina de limão
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
Baunilha a gosto

Modo de preparo:
Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até ferver. Misture a erva-mate, ferva por alguns segundos, até obter em um caldo verde. Desligue o fogo e coe, ainda quente, com um coador de pano ou de papel. Dissolva a gelatina nesta mistura e a leve ao liquidificador, batendo junto com o leite condensado e o creme de leite, por cerca de 5 minutos. Coloque em tigelas individuais e reserve na geladeira até endurecer.

Atualizado em 26 Ago 2013.